Perspectivas, e-commerce e implementos são temas de webinar do SINDICAMP

Na manhã da última sexta-feira (13), aconteceu a quinta edição do webinar do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial com o tema “Retomada econômica e o setor de transportes: visão da indústria de caminhões e implementos”. O evento on-line contou com mais de 110 espectadores, entre gestores e empresários do setor e relacionadas.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), José Alberto Panzan, apontou que apesar da vivência dos empresários em um constante cenário de crise, saber se reinventar é essencial. “Não existe melhor motivação para realizar um bom trabalho, do que sentir paixão ao que se faz”, completa.

Em seguida, Wagner Fonseca, diretor da NETZ e mediador do webinar, apresentou os convidados Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco, Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, Antenor Frasson, diretor de vendas da DAF, e Norberto Fabris, presidente da ANFIR, para discorrerem sobre os impactos da retomada econômica no setor de transportes.

“O mundo está aprendendo a viver uma nova realidade em casa, aprendendo a conviver com a família, a conviver por meio digital, trabalhar e fazer negócios virtualmente. […] Estamos usando isso como uma ferramenta muito prática, e sabemos que quando passar esse momento, o melhor caminho para a relação com o cliente é o meio presencial”, aponta Alcides.

Sobre o e-commerce, Ricardo aponta a crença que fora retomada neste sistema. “Ele avançou como uma tendência rápida, onde precisamos ter um pouco mais de confiança no que até então, era uma grande restrição – o que também afetou o nosso setor”, conta.

“Alguns nichos de mercado e serviços não puderam parar, reiterando a necessidade do Transporte. Os entregadores não pararam durante a pandemia inteira, e o produto precisava chegar na mão das pessoas em suas casas, mudando a percepção das pessoas sobre o produto”, diz Antenor, em relação a experiência atual de transportadores e consumidores.

Sobre implementos, Norberto conta sobre a importância da renovação de frotas na atualidade. “Nós participamos sobre esse processo, e em termos de implemento, o proprietário acaba não tendo interesse na renovação. E efetivamente por ser um trabalho próximo, ele acaba se contentando com o produto. A evolução dos últimos anos, faz com que algumas operações não sejam viáveis”, aponta.

Para finalizar, o presidente do SINDICAMP agradeceu, destacou alguns pontos importantes tratador ao longo do evento, fez uma análise sobre a quantidade de rodovias pavimentadas e ressaltou: “Espero que no ano que vem, tenhamos mais sabedoria do que tivemos esse ano, pois o importante não é como entramos na crise, e sim, como sairemos dela”, completou Panzan.

Assista ao webinar na íntegra: