Notícias

Motociclistas lideram ranking de acidentes em Campinas.

 

A cada 10 acidentes de trânsito registrados na central da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em 2014, sete envolveram motocicletas. Os dados divulgados nesta segunda-feira pelo secretário de Transportes Carlos José Barreiro referem-se às ocorrências realizadas desde janeiro, mas não compilam as registradas pelas polícias Militar e Civil. O número reforça a necessidade de campanhas de educação e conscientização dos motociclistas.

“Os motociclistas não respeitam as leis de trânsito. No início do ano que vem faremos campanhas específicas e permanentes, como em auto-escolas, para tentarmos inverter essa realidade”, disse o secretário durante o lançamento da pesquisa de Mobilidade Urbana e do novo site da empresa. Os dados deste ano foram antecipados pelo secretário mas não houve a divulgação, por exemplo, do número de vítimas fatais no período analisado.

Vítimas fatais

Segundo balanço da empresa, em 2013, os 100 acidentes vitimaram 52 motociclistas. “Os motociclistas são a parte mais vulnerável dos acidentes de trânsito”. Barreiro não relaciona os índices somente à velocidade, e garante que a empresa monitora regularmente as vias e que estuda novas instalações de radares.

A empresa lançou uma pesquisa que quer avaliar como a população analisa as condições do transporte e do trânsito na cidade. O secretário estima que mais de mil pessoas respondam as 46 questões, distribuídas em 23 telas do novo site da empresa (www.emdec.com.br/pmu). O questionário inclui perguntas como o número de bilhetes que o participante possui; quantas viagens realiza na semana, a distância percorrida, a sensação de segurança ao se deslocar, entre outras.

Premiação

Os entrevistados concorrerão a bicicletas e a um tablet; um segundo tablet será sorteado somente entre as pessoas com deficiência física; já as pessoas com deficiência visual poderão ganhar a “caneta falante”, que ajuda a reconhecer objetos e identificar valores em dinheiro. O sorteio ocorre dia 20 de fevereiro, na sede da Emdec. O levantamento é feito em parceria com uma organização internacional e ficará disponível no site até o dia 23 de janeiro.

“A participação será importante para o planejamento da mobilidade a curto, médio e longo prazo. Essas informações serão usadas no Plano Viário, com ações que visam um olhar para até 2040, com ações para melhorar o trânsito e transporte”, frisou o secretário.

Site

A página na internet também passou por mudanças. As principais são os novos serviços remotos e a nova seção que permite acesso a multas no município, com mais fotos disponíveis. O recurso é a aposta do secretário para que haja redução no número de recursos. Outro serviço disponível é a divulgação de todas as intervenções em ruas e avenidas de Campinas que estejam ocorrendo naquele dia e as que estão programadas.

Fonte: RAC.

Compartilhe: