Notícias

Informe Jurídico: Associados do Sindicamp seguem dispensados de exigências ilegais para obtenção e renovação da LETPP/SP

Considerando as diversas mudanças nas normas e nos posicionamentos administrativos de órgãos municipais paulistanos desde o Decreto Municipal 60.169/2021, e mais recentemente, diante da Portaria SMT 13/2023, o SINDICAMP esclarece:

  1. Segue vigente a ordem judicial obtida liminarmente por esta entidade, dispensando que sejam exigidos de empresas à ela associadas (i) a contratação de serviços de monitoramento de seus veículos pela empresa Moovii, e (ii) a instalação de TAG’s desse monitoramento em tais veículos, para expedição e/ou renovação da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos (LETPP), da Prefeitura de São Paulo.
  2. Independente de alterações normativas decorrentes de mencionado Decreto, e de eventual entendimento pela facultatividade da contratação de ditos serviços de monitoramento, os órgãos municipais paulistanos estão impedidos de fazerem referidas exigências contra associadas do SINDICAMP, enquanto vigorar mencionada decisão judicial.
  3. Para obtenção e renovação de suas LETPP’s sem as questionadas exigências, as empresas associadas deverão justificar a dispensa, apresentando seguintes documentos: (a) cópia da decisão judicial (aqui); (b) contrato/estatuto social da empresa, se ainda não apresentado; e (c) declaração expedida pelo SINDICAMP (solicitações para: [email protected]), atestando ser empresa associada e apta ao aproveitamento do processo.
  4. A ABTLP, respeitosa e reconhecida entidade, na defesa dos transportadores de produtos perigosos, tem noticiado que, diante do teor de referida Portaria SMT 13/2013, é claramente facultativa a contratação dos referidos e questionados serviços (aqui). Embora seja controvérsia dispensável para associados do SINDICAMP, é importante esclarecimento, para caso prefiram também fazer tal apontamento à SMVA – Secretaria Mun. do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

 

Empresas da nossa base, mas que não são associadas, terão atendimento pela nossa área comercial ([email protected] ou fone 19 3781.6200/ 3781.6205).

Compartilhe: