Gestão e Inovação são temas de live do SINDICAMP

c9a331a5 0f29 48c3 b270 7f1eb6240dd0 - Sindicamp

Na noite da última quarta-feira (20), aconteceu a primeira live da COMJOVEM Campinas, através do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), com o tema “Gestão e Inovação em tempos de crise”. A estreia contou com mais de 50 espectadores entre empresários do setor e associados, e está disponível no canal da entidade no Youtube.

A coordenadora do núcleo da COMJOVEM de Campinas, Rafaela Cozar, apresentou o evento online e destacou a importância da inclusão da inovação como fator cultural. A gestora apontou também, que “uma mudança de comportamento da alta direção influencia os colaboradores a pensar de forma inovadora e tecnológica”.

Os convidados do programa, Fernando Kuzuhara, sócio diretor da Tax Performance; Wilson Masao, ex-presidente do banco Votorantim e Lucio Reis, diretor da Fiesp discorreram em uma conversa sobre novos modelos de negócios, implementação de novas tecnologias nos processos de gestão e mudança de mindset.

Dando um panorama geral da crise, Wilson analisa esse período como longo e diferente dos anteriores. Para o futuro, o ex-presidente cita uma prática até então impensada, inserida em nosso cotidiano “Nós teremos mudanças bastante profundas. Com o exemplo do home office que antes era uma tentativa, e agora é uma realidade”, conta.

Para o cenário tecnológico, Lúcio vê a abundância e a diversidade como uma oportunidade. “Pensem no conceito de ecossistema, quando forem buscar alternativas de financiamentos ou recursos para as suas operações”, completa.

Sobre os novos modelos de negócios, Fernando faz um paralelo entre a tecnologia e a economia. “Nesses últimos anos, novos modelos de negócios inovadores, empresas mais recentes com base tecnológica, surgiram e dominaram seus mercados”, aponta.

O presidente da entidade, José Alberto Panzan, comentou sobre a importância das mudanças nos negócios. “É necessário uma mudança de mindset, foco na horizontalização, colaborativismo e novas competências comportamentais, para se obter sucesso nos negócios”.