São 35 anos de conquistas, sejam elas regionais ou nacionais, construindo parceria coesa com todas as entidades do setor de transporte, colocando sempre na pauta as demandas e necessidades de cada Sindicato, de cada transportador do Estado de São Paulo.
A FETCESP representa 14 Sindicatos presentes em todo o Estado de São Paulo, orientando, capacitando e buscando sempre aprimorar e trazer protagonismo para o transportador. Os Sindicatos atendem desde o pequeno empresário, o empreendedor, até as grandes empresas sendo o farol que ilumina estradas e aponta novos caminhos.
Somos uma entidade forte, representativa e política em todos os níveis das administrações públicas e privadas, federal e estadual, possuindo capilaridade através das atividades e serviços prestados pelas entidades sindicais. Este é um dos marcos destes 35 anos de história: uma entidade viva e presente no dia a dia do transportador.
Nesta trajetória tem sua marca nos diferentes ambientes políticos, atendendo todas as reivindicações da categoria. Um incansável trabalho de se fazer presente nas decisões que impactaram o transportador rodoviário de cargas. E olhando para trás, nestes 35 anos, é possível identificar inúmeras vitórias, conquistas, tanto no âmbito estadual como nacional.
Fundada em 24 de janeiro de 1989 e presidida por Adalberto Panzan e Flavio Benatti, a FETCESP desde 2019 tem Carlos Panzan como seu Presidente, trazendo para si o legado de seus antecessores e imprimindo uma dinâmica ágil, presente em todas as dimensões no que diz respeito ao transportador.
Um ponto a ser destacado nesta ainda jovem trajetória, a FETCESP preside atualmente o Conselho Regional do SEST – Serviço Social do Transporte e o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, no Estado de São Paulo, buscando divulgar e promover a organização e seus serviços. Meu esforço é levar um número maior de transportadores para usufruir daquilo que tem direito e que já pagaram por isso, através de suas contribuições. Os serviços prestados pelo SEST SENAT podem ser comparados com o que há de melhor e mais moderno no País e o intuito é torná-los ainda mais conhecidos pelos transportadores, seus funcionários e a comunidade do entorno.
É sempre importante referendar as lideranças do passado, importantes no início e na consolidação da FETCESP, mas o olhar firme para o futuro é a marca da gestão atual. As novas tecnologias que irão alterar por completo o cenário do transporte brasileiro, as novas modalidades de transporte, a necessidade de agregar diferentes segmentos, de consolidar o papel político da Federação estão presentes no olhar para o amanhã que a atual Diretoria possui.
35 anos são para serem comemorados, o legado até aqui construído não pode ser esquecido, mas a FETCESP caminha, não olhando para o passado, caminha com uma bussola na mão apontando para onde o transporte RODOVIáRIO de cargas do Estado de São Paulo deverá seguir. Uma jornada construída por toda a sua Diretoria e pelos 14 Presidentes dos Sindicatos, sempre presentes e prontos para construir este novo tempo.
Os desafios estão postos, há um novo cenário sendo construído e com uma Federação forte e alinhada com os Sindicatos e seus presidentes, há a certeza de que muitos aniversários ainda serão comemorados.
Carlos Panzan
Presidente da FETCESP
Fonte: FETCESP