Estudo mostra que há concorrência suficiente na maioria dos portos do país.

porto santos - Sindicamp

Hoje existe concorrência suficiente na maioria dos mercados de serviços portuários do país, já que as participações de mercado dos portos e terminais mais importantes são bastante sensíveis a reduções de custos de transporte terrestre interno entre locais de origem ou destino das cargas e seus portos terminais concorrentes.

Essa é uma das verificações de estudo realizado pela UnB (Universidade de Brasília), encomendado pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), para verificar as condições de concorrência no setor portuário brasileiro.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Paulo Coutinho, as participações de mercado de muitos portos e terminais também são afetadas quando portos concorrentes tornam-se mais eficientes, significando que a concorrência é vigorosa quando há ganhos de eficiência.

No caso dos terminais de contêineres, o estudo evidencia que suas participações de mercado são sensíveis a variações de preços. Portanto, para vários desses terminais, o aumento de preços representaria uma redução de participação no mercado.

O estudo também aponta como fatores para existência de um “grau satisfatório” de concorrência nos portos e terminais do país o avanço da legislação portuária brasileira no sentido de reduzir barreiras à entrada no setor e o grande número de projetos de melhoria das malhas de transportes rodoviário e ferroviário.

Os trabalhos tiveram início em março de 2013 e foram subsidiados por informações fornecidas pela Antaq, como os dados do SDP (Sistema de Desempenho Portuário), que mostra a movimentação de cargas nos portos e terminais do país.

Com informações da Antaq

Ana Rita Gondim

Fonte: Agência CNT de Notícias.