Notícias

Emdec estuda instalar radar na via de acesso a Viracopos.

 

Funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) começaram um estudo técnico para avaliar a necessidade de implantar redutores de velocidade na Avenida José Amgarten, via que dá acesso ao terminal internacional de Viracopos. Os especialistas de trânsito já iniciaram a medição da velocidade que motoristas empregam na via em diferentes pontos e horários.

Pelo resultado, será avaliada a melhor forma de implantação dos redutores, que podem ser radares, lombadas ou uma nova configuração para o local.

O formato atual da avenida, com pista dupla, foi liberado no começo de outubro após a construção de uma via paralela à antiga. A alteração melhorou a fluidez no trânsito, tanto na entrada como na saída do aeródromo, que já começava a ficar congestionado em horários de pico. Antes o acesso era de mão única.

Pedido

A solicitação para o estudo foi feito pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos por motivos de segurança. A concessionária adiantou que adquiriu dois equipamentos do tipo radar e pediu aval da Emdec para decidir os melhores pontos para as instalações e qual o limite de velocidade.

Atualmente a velocidade máxima permitida no local é de 70km/h. Assim que foi liberada, a avenida recebeu placas informativas de velocidade e direção, além de sinalização de solo. Porém, muitos motoristas acabam não respeitando o limite indicado e trafegam acima de 70 km/h.

Sem prazo

A Emdec não informou até quando o estudo será feito e nem estimou, se houver necessidade, quando pretende colocar os redutores de velocidade.

Afirmou apenas que os técnicos estão avaliando se os motoristas estão desrespeitando os limites no local. Apesar da presença dos técnicos na via, os motoristas não estão sendo multados.

O engenheiro eletrônico Josué Santos costuma ir com frequência ao aeroporto e já testemunhou motoristas apressados na pista de acesso. “Tem uns apressadinhos que já colam na traseira desde a curva que dá acesso da Rodovia Santos Dumont até a avenida do aeroporto. Depois que acaba a curva, eles correm muito. Não respeitam o limite de velocidade”, disse.

Susto

Ele lembrou que sua esposa quase perdeu o controle do veículo após se assustar com um motorista em uma caminhonete que vinha em alta velocidade pela pista. “Ela trafegava na esquerda e, quando percebeu, tinha uma caminhonete dando sinal alto e em cima dela, que teve que jogar o carro para pista da direita e ele passou feito um doido. Esse estava com medo de perder o avião”, reclamou.

A médica Raquel Lima acredita que, se não for colocado um redutor de velocidade, a imprudência de motoristas pode causar acidentes na avenida.

“Como a via é boa, muitos correm. Outros já vêm embalados da Rodovia Miguel Melhado e aproveitam para correr. Tem que colocar radar para ter respeito”, defendeu.

Fonte: RAC.

Compartilhe: