Diretor indicou migração do transporte de carga dos voos de passageiros para cargueiros puros como principal fator do crescimento.
Mesmo dois meses antes de encerrar 2021, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), já registrou a maior movimentação anual de carga desde o início da concessão, em 2013. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, foram 299.504 toneladas embarcadas ou desembarcadas de janeiro a outubro deste ano. O exercício com o maior volume havia sido 2020, com 262 mil. O crescimento foi de 14,2%.
Na comparação com os primeiros 10 meses de 2020, o aumento foi de 45,25%, já que 206.193 toneladas passaram pelo Terminal de Cargas (Teca) de Viracopos.
Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, nos dois próximos meses, o aeroporto seguirá a tendência de aumento na movimentação de cargas.
“Vamos continuar batendo recorde em novembro e dezembro porque sazonalmente já é um período de aumento de carga aqui no aeroporto. A gente tem a Black Friday, que já está acontecendo, mas os produtos continuam chegando, e também pelo período natalino, quando as empresas aproveitam para trazer insumos para a linha de produção ou o produto acabado para vender no mercado consumidor brasileiro”.
Quatro motivos, segundo diretor
Mota afirma que quatro fatores explicam o crescimento na movimentação de cargas em 2021. O principal deles é que, com a pandemia, houve a redução dos voos de passageiros e as cargas que eram transportadas no porão destes aviões migraram para cargueiros puros.
Com a grande estrutura do terminal de cargas, Viracopos aglutinou parte da demanda transportada no porão dos aviões de voos de passageiros de Congonhas e Cumbica.
“Com o fechamento das fronteiras durante a pandemia, durante esse período passado, esses voos internacionais de passageiros ficaram parados, foram cancelados, e com isso toda essa carga de porão migrou para cargueiros puros”, disse Mota.
Todos os fatores são:
- Migração do transporte de cargas de porão de passageiros para cargueiros puros
- Migração de parte do transporte marítimo de carga para o aéreo
- Mudança de comportamento do mercado consumidor
- Infraestrutura do Teca de Viracopos
Segundo o diretor, Viracopos recebe de 17 a 20 cargueiros por dia. “Essa carga de outros lugares, Galeão, Guarulhos, de outros aeroportos internacional do Brasil, migrou para Viracopos migrando para cargueiros puros”.
Mota também afirma que houve, por causa da pandemia, uma redução no transporte marítimo, o que elevou a demanda do transporte aéreo de carga.
Sobre o mercado consumidor, o diretor analisa que, em 2021 e desde o início da pandemia, o crescimento nas compras pela internet também elevaram o transporte de carga.
“Até pela falta de possibilidade de consumir lazer, em viagens ou restaurantes, o pessoal passou a adquirir mais produtos de cargas expressas e, com isso, houve um aumento extremamente acelerado do comércio eletrônico e dessas cargas que vêm via aérea”, disse Mota.