Notícias

Despoluir completa 14 anos

O Programa Ambiental do Transporte já realizou mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores

Há 14 anos empresas transportadoras e caminhoneiros autônomos contam com o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir. Essa é uma realização da CNT e do SEST SENAT que, entre outras ações, vai até as empresas de caminhões e ônibus para fazer avaliação veicular gratuita. O Despoluir ganhou notoriedade internacional há dois anos, quando foi reconhecido pelas Nações Unidas por promover a redução de poluentes e favorecer a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.

Desde 2007, o Despoluir desenvolve atividades práticas que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de cuidado com o meio ambiente e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil, gerando benefícios para todos.

O Despoluir tem capilaridade nacional e conta com uma equipe de técnicos com conhecimento amplo e capacidade de orientar as empresas para uma correta gestão ambiental. Além disso, produz materiais diversos, como manuais, cartilhas e análises construídas especialmente para os transportadores. Os ganhos são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando na redução de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Soma-se aos resultados a promoção da educação para o meio ambiente e a diminuição da emissão de poluentes, sem contar com o compromisso com práticas sustentáveis, um diferencial competitivo.

Ao longo da última década, o Despoluir criou ações que se baseiam em energia limpa e buscam reduzir o consumo de combustível fóssil, tornando eficientes os veículos pesados ou incentivando o uso de tecnologias menos poluentes. Em 2016 deu-se início à “Avaliação da Qualidade do Diesel” (AQD). A ação aborda, de maneira ampla, uma análise do combustível contido no tanque de armazenamento das garagens de ônibus e caminhões. Assim, é possível, por meio de testes sucintos e rápidos, identificar a presença de impurezas e se as especificações estão de acordo com as definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).

Há pouco mais de um mês foi dado início ao projeto-piloto Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT), ação que vai acompanhar as medidas adotadas pelas empresas do setor para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.

A história do Despoluir reflete o comprometimento do sistema CNT com um mundo melhor e sustentável e o seu esforço em inovar e aprimorar continuamente suas atividades em prol do meio ambiente.

Fonte: CNT

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email