Descarbonização do TRC é tema da próxima edição do Programa Inovação

O evento acontecerá em abril de forma híbrida, inteiramente gratuito

Realizado há quase 20 anos pelo Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), o Programa de Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial já é responsável por contribuir com a inovação dentro do setor do transporte rodoviário de cargas, impactando diretamente diversos níveis profissionais, do operacional ao estratégico. Cerca de duas décadas depois, o Programa Inovação segue relevante e atual, trazendo tecnologia, meio ambiente, logística, liderança feminina e mobilidade segura, dentre outros diversos temas.

Em abril, a entidade de Campinas realizará a segunda edição do ano, cujo enfoque da discussão será sobre o rumo ao futuro sustentável e em como obter vantagens com a descarbonização do setor.

A descarbonização da economia é um tema crítico e urgente e o transporte rodoviário de cargas vai fazer parte desse processo. Nesse sentido, os embarcadores estão demandando, cada vez mais, atitudes e ações efetivas de operadores na direção de mitigar ou mesmo extinguir a emissão de CO².

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o transporte é responsável por 20% das emissões de CO² no mundo. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no Brasil, a estimativa é de 9%.

Oportunidades relacionadas a redução de custos e conquista de novos clientes são reais agora no início da jornada. Por outro lado, a substituição de veículos poluentes por veículos sustentáveis a longo prazo vai representar desafios relevantes. Um olhar estratégico de maneira coordenada entre embarcadores e operadores é extremamente necessário.

A primeira edição do Programa Inovação vai reunir nomes relevantes do setor, cuidadosamente escolhidos para proporcionar aos associados, à entidade e ao público geral um enriquecedor diálogo sobre o tema proposto. “Já é tradicional realizarmos eventos de sucesso que são do real interesse de nossos associados e transportadores no geral. Para esta edição, não será diferente. Estamos preparando algo incrível para que os interessados em sustentabilidade e na descarbonização do nosso setor possam dialogar sobre as vantagens e desafios a serem enfrentados”, comenta José Alberto Panzan, presidente do SINDICAMP.

O evento será realizado no dia 26 de abril, às 10h, de forma híbrida e inteiramente gratuita, na sede do SINDICAMP e será transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. As inscrições para o Programa Inovação já podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/8rSqGPiH5fcbxvbw9

Serviços:

Data: 26/04

Horário: 10h

Local: Sede do SINDICAMP (e transmissão ao vivo no canal da entidade no YouTube)

Endereço: Rua Adalberto Panzan, 92

Terminal Intermodal de Cargas (TIC), Campinas-SP, 13069-105