Notícias

Comissão temporária da COVID-19 discute retomada da economia

Especialistas afirmam que retomada já está acontecendo

A retomada da economia, afetada pela pandemia do novo coronavírus, já está acontecendo. Esta é a avaliação dos especialistas que discutiram o assunto na Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, nesta segunda-feira (4).

Eles debateram os efeitos econômicos, como a perda de empregos, o fechamento de empresas e a inflação; e ainda as medidas que devem ser tomadas para o país se recuperar dos impactos.

Henrique Meirelles, ex-ministro da Economia, e atual secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, destacou o avanço da vacinação como um fator positivo para a retomada de atividades e a necessidade de reformas.

O consultor de Orçamentos do Senado Federal, Fernando Moutinho, chamou a atenção para os efeitos diretos da pandemia na educação, na saúde e nos transportes. Além disso, ele lembra que outros fatores afetam a economia, como a dívida dos precatórios e a necessidade de ampliar a oferta de energia por causa da crise hídrica.

Diante desse quadro, segundo Moutinho, o momento exige um programa de recuperação e realocação de verbas. Para ele, o investimento público para 2022 terá de ser revisto, porque os desafios não serão os mesmos do período anterior à pandemia.

A votação do relatório final da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, está prevista para 25 de outubro.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: