Reunião extraordinária da Comissão Permanente de Relações Internacionais da Câmara de Vereadores de Campinas analisou o programa da Receita Federal OEA – Operador Econômico Autorizado (OEA), que visa melhorar a segurança, agilidade e produtividade das empresas que atuam no comércio exterior. O encontro ocorreu na terça-feira (23) e foi presidida pelo vereador Marcelo Silva,
Realizada pela Câmara de Vereadores em parceria com o Ciesp-Campinas e a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER), a reunião teve como objetivo explicar aos empresários e toda a cadeia produtiva, como transportadoras, importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, entre outros segmentos, como ter maior agilidade e segurança, através da certificação do programa OEA.
Representando o Ciesp-Campinas, o diretor do Departamento de Comércio Exterior, Anselmo Riso, afirmou na abertura de sua apresentação, que “esse programa é algo há muito tempo ansiado e é muito importante para todas as empresas que atuam no comércio exterior, especialmente as pequenas e médias, para que tenham mais agilidade, previsibilidade e aumento da competitividade”.
Riso enfatizou a importância da certificação OEA da Receita Federal, que vem sendo implementado ao longo dos últimos oito anos. A CCCER foi representada pelo seu presidente, Marcio Barbado.
Fonte: Hora Campinas