Notícias

Com atraso de cinco meses, novo Viracopos será concluído em outubro.

 

Com obras atrasadas, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, que deveria ter sido entregue no dia 11 de maio, tem previsão para ser concluído em três meses. O novo cronograma, entregue pela concessionária Aeroportos Brasil para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na terça-feira (15), prevê que as companhias aéreas Gol, Tap, Azul e TAM transfiram as operações para a nova estrutura até o final de outubro, mas não especifica nenhuma data do mês.

Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, os usuários vão utilizar até outubro os píeres A (voos internacionais) e C (voos nacionais). A empresa assegura que o píer B (nacionais e internacionais) também estará concluído no mesmo prazo, mas só será utilizado em dezembro porque, segundo o aeroporto, não haverá demanda que justifique a abertura da ala antes disso. Segundo a Aeroporto Brasil Viracopos, a previsão é fechar o ano com 10 milhões de passageiros, valor inferior ao projetado para o novo terminal, que é de 22 milhões. Em 2013, foram 9,2 milhões de viajantes, a sexta maior no país ficando abaixo de Guarulhos ( 36 milhões), Galeão (17,1 milhões), Congonhas (17 milhões), Brasília (16,5 milhões) e Confins (10 milhões).

Gol abre voos internacionais

Pelo cronograma, a Gol Internacional começa a operar no novo terminal na madrugada deste sábado (19), enquanto TAP e TAM iniciam as operações em setembro. A última companhia a se transferir para a nova estrutura será a Azul, que deve se mudar apenas em outubro. A construção começou em 31 de agosto de 2012 e, ao admitir o atraso, a concessionária avaliou que é feita em “tempo recorde”.

A primeira fase da expansão de Viracopos inclui, além do novo terminal de passageiros (com 3 píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano), pátios de aeronaves (com 3.500 m² e 37 novas posições), edifício-garagem (4.000 vagas) e adequações nas pistas de pousos e taxiamento.

Segundo a concessionária, as obras estão 92% concluídas.

Voos para Miami

A Gol inaugura neste sábado (19) voos para Miami saindo do Aeroporto de Viracopos. Com a taxa de embarque, as passagens custam cerca de R$ 2 mil. Como o novo terminal ainda não tem free shop, os passageiros terão que passar pelo antigo, antes de irem de ônibus para o Pier A da nova estrutura, onde o avião estará aguardando no finger (túnel de acesso ao avião).

Serão três opções de rotas na semana, operando às segundas, quartas e sábados, com escala em Santo Domingo, na República Dominicana.

Acidentes.

Se a estrutura do novo terminal evoluiu, dois graves acidentes nas obras expuseram falhas na segurança dos trabalhadores. As ocorrências foram um período de 40 dias em março e abril do ano passado. Em um deles, um operário morreu soterrado e outro se feriu e, no segundo, 14 trabalhadores se feriram ao despencarem de uma estrutura de madeira que quebrou. Em outubro, em uma área de apoio à ampliação, um funcionário de 19 anos morreu ao cair de uma plataforma elevatória enquanto trocava uma lâmpada, e outro teve ferimentos. Após os acidentes, as equipes fizeram paralisações para cobrar melhores condições de trabalho do consórcio responsável pela construção.

Recorde

Impulsionado pela Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional de Viracopos registrou recorde histórico de pousos e decolagens em um único dia. Em 9 de julho, data da partida semifinal entre Argentina e Holanda, na capital paulista, o terminal aéreo de Campinas (SP) realizou 439 operações, entre pousos e decolagens. A marca anterior era 19 de novembro do ano passado, com 430.

Fonte: G1 Campinas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email