Campanhas de prevenção de acidente marcam Semana Nacional do Trânsito.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25/9, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai apoiar e participar de campanhas educativas sobre temas como o uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidades, riscos do uso do celular e de ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros. As iniciativas objetivam informar sobre a segurança no tráfego e reduzir o número de acidentes nas rodovias federais concedidas.

A primeira ação da Agência ocorre nesta sexta-feira (12/9), na Via Dutra (BR-116/RJ/SP). A segunda acontece na segunda-feira (22/9), no Terminal Rodoviário Novo Rio/RJ.

As concessionárias também vão atuar em campanhas de conscientização. Nos contratos da 3ª Etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), é prevista uma verba anual para segurança no fluxo de veículos, que pode ser destinada ao custeio de planos relacionados à educação no trânsito.

Além disso, o novo modelo de concessões estabelece que a cobrança da tarifa de pedágio está condicionada à conclusão dos trabalhos iniciais e à apresentação do plano para prevenção de acidentes.

Com base nos dados em relatórios entregues para a ANTT, as concessionárias são capazes de identificar problemas e propor ações de melhoria em trechos com elevado número de ocorrências ou com alto índice de gravidade.

Campanhas – No período da Semana Nacional do Trânsito, as campanhas de conscientização que são feitas durante todo o ano são intensificadas.

Nos dias 12 e 30/9, das 9h às 16h, a ANTT vai realizar uma fiscalização educativa na BR-116/RJ/SP (Via Dutra), no km 78, em Roseira/SP. A ação vai ser direcionada para os usuários do transporte rodoviário interestadual e tem como foco alertar sobre o uso do cinto de segurança e os riscos do transporte clandestino de passageiros. A empresa NovaDutra, responsável pelo trecho, vai distribuir 40 mil folhetos e vai instalar 20 faixas e mais 12 avisos luminosos educativos.

A Agência também vai apoiar duas atividades programadas no Terminal Rodoviário Novo Rio/RJ. A primeira, no dia 22/9, consiste na distribuição de filipetas e selos juntamente com a compra das passagens nos guichês e no momento do embarque. No dia 26/9, a partir das 15h, vão ser apresentados esquetes teatrais nas áreas de grande circulação do terminal, com duração de 10 minutos. As temáticas vão abordar o uso de cinto de segurança, viagem de menores de idade, reserva de vaga para idosos, entre outras. Haverá, ainda, a distribuição de material informativo pela equipe teatral, no intervalo de deslocamento entre um ponto de apresentação e outro.

As BR-116/PR/SC, BR-116/376/PR, 101/SC, BR-116/SP/PR, BR-381/MG/SP e BR-101/RJ, trechos concedidos para o grupo Arteris, têm recebido atividades, durante todo o mês de setembro, sobre bem-estar, saúde e segurança na rodovia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar de si mesmo, da família, do veículo e dos demais usuários. Folhetos nas praças de pedágio e palestras vão alertar sobre boas práticas para evitar acidentes nas estradas.

Na BR-290/RS (Freeway), a Concepa vai realizar ação de conscientização por meio das redes sociais. Além disso, a Radiovia Free Way vai abordar a temática “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”.

No trajeto da BR-101/RJ (Ponte Rio-Niterói), a concessionária CCR Ponte promove, ao longo do ano, campanhas educativas, com reforço nos períodos de maior movimentação de veículos, como feriados e festas de final de ano.

Na BR-116/RJ (Serra de Teresópolis), a CRT prepara, regularmente, campanhas educativas de prevenção de acidentes por meio de painéis implantados ao longo do percurso da Baixada Fluminense, do km 144,5 ao km 104, bem como mediante matérias informativas nos boletins mensais, orientando sobre as melhores práticas na condução dos veículos.

Nas BR-116/RS, BR-392/RS e BR-293/RS (Polo Rodoviário de Pelotas), administradas pela Ecosul, a programação deste ano está focada no Projeto de Educação Infantil no Trânsito, que vai receber crianças de escolas previamente agendadas para atividades diárias de educação. O uso correto da faixa de pedestre será um dos destaques do evento.

Será realizada blitz focada no controle de velocidade e na abordagem dos motoristas da BR-050/MG/GO. Os pontos de parada serão na base operacional provisória da concessionária MGO Rodovias, no km 85, em Uberlândia/MG; no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Araguari/MG e em Catalão/GO.

Com o conceito “A BR-163/MT não é brinquedo!”, a Rota do Oeste vai exibir 72 faixas na rodovia e entregar panfletos com base nas seis principais causas de acidentes ocorridas no trecho: consumo de bebidas alcoólicas, defeito mecânico, excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, colisão traseira sem distância segura e distração.

Os usuários da BR-040/MG/RJ também vão receber folhetos educativos nas praças de pedágio com dicas de prevenção e segurança. A Concer realiza eventos periódicos nesse sentido, especialmente na nova subida da Serra de Petrópolis/RJ.

Com as campanhas e as obras de melhoria nas rodovias, o índice de acidentes tem diminuído. Na Rodovia Presidente Dutra, por exemplo, o quantitativo de ocorrências fatais caiu 40%, enquanto o número de mortos regrediu 4%, na comparação entre os anos de 2013 e 2014. Já na Rodovia Fernão Dias (BR-381/MG/SP), registrou-se uma redução de 30% no número de mortes referente ao mesmo período.

Fonte: ANTT.