Notícias

Câmeras 4G trazem monitoramento em tempo real para quem está na estrada

O motorista que trafega pelas rodovias operadas pelo Grupo Way Brasil agora conta com um aliado poderoso em tempo real: a tecnologia. Com a implantação de um sistema pioneiro de câmeras de monitoramento via rede 4G LTE, o trecho das rodovias MS-112, MS-306, BR-436 e partes da BR-158 e BR-359 passa a oferecer mais segurança, respostas rápidas em emergências e monitoramento constante – tudo pensado para o bem-estar do usuário final.

CONTEÚDO RELACIONADO – TIM instala 10 novas torres de comunicação em rodovias no Vale do Caí e na Serra Gaúcha
As concessionárias Way-112 e Way-306 são as primeiras do Brasil a operar integralmente com câmeras conectadas via 4G, graças a uma parceria com a TIM, líder nacional em cobertura 4G. O sistema permite que o Centro de Controle Operacional da Way acompanhe ao vivo o tráfego, detectando rapidamente acidentes, veículos parados ou qualquer situação crítica. Isso significa atendimentos mais rápidos, redução de riscos e mais tranquilidade para quem está ao volante.

“Essa tecnologia muda completamente a forma como cuidamos das rodovias. O que antes era reativo, agora é preventivo. O usuário se beneficia com mais segurança, mais eficiência e um atendimento mais ágil em caso de imprevistos. É a tecnologia servindo diretamente quem trafega por nossas vias todos os dias”, afirma André Kazuo, gerente de TI do Grupo Way Brasil.

O uso da rede móvel 4G também permite que a operação funcione com mais flexibilidade e agilidade em comparação aos modelos tradicionais baseados em fibra óptica. Isso se traduz em implantação mais rápida e ampliação do sistema a custos reduzidos, permitindo que mais rodovias sejam beneficiadas em menos tempo – como a Way-262, que deve receber o sistema até 2026, ampliando o total coberto para mais de 1.000 quilômetros.

“A conectividade 4G permite à Way uma operação mais inteligente, segura e conectada. Isso impacta diretamente o usuário, com rodovias mais bem monitoradas e preparadas para o futuro da mobilidade”, afirma Paulo Humberto Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM.

Com transmissão de imagens em alta qualidade e cobertura contínua da TIM, a iniciativa ainda abre caminho para tecnologias futuras, como veículos autônomos, sensores inteligentes e plataformas de mobilidade urbana, que tornam as estradas não apenas mais seguras, mas mais inteligentes. Para o usuário, isso significa viagens mais tranquilas, respostas mais rápidas e uma experiência mais segura do começo ao fim.

 

Fonte: !pnews

Compartilhe: