Projeção da Acic indica uma alta de 15% em relação a 2022. Data também deve gerar 236 novas vagas temporárias no comércio da região de Campinas
A Black Friday, data que se consolidou no comércio brasileiro com a promoção de uma série de descontos, deve movimentar R$ 1,13 bilhão na Região Metropolitana de Campinas (RMC) em 2023, segundo projeção da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
Na preferência dos consumidores estão itens eletrônicos, como smartphones e aparelhos de televisão, seguidos por eletrodomésticos, calçados, roupas e assessórios, perfumes e cosméticos.
De acordo com a Acic, esse volume de vendas no varejo, tanto físico quanto digital, representa alta de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Somente na metrópole, o montante deve girar em torno de R$ 584 milhões.
Horário ampliado
A data é celebrada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, que em 2023 será o dia 24. Na ocasião, o comércio do Centro de Campinas terá horário ampliado, abrindo às 8h e encerrando às 20h.
A entidade aponta que o uso do cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento, principalmente pela possibilidade de parcelamento, seguido pelo PIX.
Vagas temporárias
O crescimento do interesse pela Black Friday e a projeção de boas vendas provocam reflexos na geração de empregos.
A Acic estima a contratação de 236 vagas temporárias na RMC, 129 delas apenas em Campinas.
Fonte: g1/ Foto: Alexandre de Jesus/EPTV