ARTIGO – Gestão de frotas versus gestão de motorista

Entender a diferença entre gestão de frota e gestão de motoristas é muito importante para toda empresa prestadora de serviços de transporte, saiba por quê.

Fazer a gestão de frota é fazer o gerenciamento dos veículos da empresa, é gerir toda operação direta e indireta dos ativos, é fazer o controle e análise dos custos operacionais, monitorar o desempenho e produtividade dos veículos. A performance está diretamente conectado a condução do veículo (motorista) e o suporte (manutenção e todo time administrativo da frota). Aplicar a gestão de frota na empresa é saber identificar as oportunidades de melhoria e investimentos de infraestrutura, como também atuar na resolução dos desafios diários e a busca da redução de custos e ociosidade da frota.

Já, fazer a gestão de motorista é realizar a gestão de equipe, ou seja, é o gerenciamento do capital humano da empresa. Essa gerência é papel do gestor de frota e/ou da diretoria, porém na prática nem sempre é bem sucedida.

A gestão desses profissionais exige características superimportantes frente à frota, o gestor precisa trabalhar com uma comunicação assertiva, escuta ativa, empatia, liderança legitimada e justa. É saber cuidar dos motoristas, da motivação, da qualidade de vida, das condições de trabalho, da segurança, da jornada de trabalho e principalmente da evolução de desempenho.

A forma como você conduz a gestão do seu time reflete nos resultados. Para isso, é fundamental sempre que possível realizar treinamentos e investir em capacitação dos colaboradores para fortalecimento da cultura da empresa, execução da política de frota e alinhamento dos objetivos. Monitorar o desempenho dos condutores e dos veículos para identificar os gargalos e as potencialidades do time, e fazer a retenção de talentos, identificando as principais forças da equipe e realizar o gerenciamento do clima organizacional em busca de um ambiente agradável e produtivo.

E aí gestor, concorda?

Artigo de Jackson Merlo – Gestor de Frota, Pós-graduando em MBA em Transporte Rodoviário de Cargas