ARTESP dá dicas de como praticar a direção defensiva nas rodovias

Além de manter um trânsito mais seguro, o bom comportamento ao volante garante a segurança de usuários que circulam pela malha viária.

Respeitar as condições da via e manter-se concentrado na sinalização de forma a proporcionar segurança aos motoristas ao seu redor são atitudes do condutor que conhece as práticas de direção defensiva tanto em vias urbanas como rodovias. É preciso saber quais comportamentos garantem um trânsito mais seguro tanto para você quanto para os demais motoristas, pedestres e passageiros. As ações do motorista impactam diretamente na segurança viária e, consequentemente, na redução dos acidentes e na preservação da vida.

Situações adversas e de perigo podem surgir no caminho, por isso, é importante que o motorista saiba aplicar ações preventivas e como se comportar de forma correta no trânsito.

“Conscientizar os condutores que utilizam as rodovias é fundamental, e nosso trabalho é chamar a atenção da sociedade para a adoção de medidas e atitudes que estimulam um trânsito seguro que fazem a diferença na segurança viária de todos.”, afirma Walter Nyakas, Diretor de Operações da ARTESP.

Mas, afinal, como as ações de direção defensiva podem contribuir para a segurança viária?

Isso ocorre porque essas atitudes possibilitam reconhecer antecipadamente as situações de perigo, evitam acidentes e suas possíveis consequências, além de deixar o motorista atento e preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.

Confira algumas dicas de segurança

Dirigir é um ato que exige responsabilidade e deve ser praticado todos os dias com segurança e atenção. Por isso, separamos algumas dicas que vão auxiliar os motoristas a colocar em prática a direção defensiva de forma assertiva, possibilitando, assim, a redução de acidentes e garantir maior segurança e conforto aos usuários. Confira:

• Veja e seja visto;
  • Não use o celular, ative o modo “não perturbe”’: qualquer que seja o motivo, pode esperar;​
  • Não dirija com sono ou cansado;
  • Atenção às placas de sinalização;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Não ultrapasse em locais proibidos;
  • Evite distrações durante o percurso;
  • Lembre-se do uso do cinto de segurança;
  • Realize a manutenção preventiva do veículo;
  • Planeje sempre a viagem com antecedência;
  • Mantenha distância segura dos veículos à frente;
  • Evite condições climáticas adversas durante as viagens;

Vale lembrar que, ao pegar a estrada, é importante que o motorista tenha sempre à disposição o contato das concessionárias que operam os trechos rodoviários por onde vão passar para que possam solicitar atendimento sempre que necessário.

Fonte: Portal do Trânsito