ANTT marca presença na Intermodal South América 2023

O evento reúne empresas e instituições para discutir os desafios do setor de transporte multimodal de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta terça-feira (28/2), da Intermodal South América 2023, importante congresso do calendário do setor de transportes de cargas e logística da América do Sul, que acontece em São Paulo, entre 28 de fevereiro e 2 de março. O ministro dos Transportes, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Márcio França; o diretor da Antaq, Eduardo Nery; o presidente da CNT, Vander Costa, entre outras autoridades, também estiveram presentes no evento.

A Intermodal South América tem como foco o debate para promover o avanço da intermodalidade entre o setor ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo e portuário. Durante os três dias de evento, estão programadas mesas temáticas, palestras e painéis para discussões técnicas sobre os mais diversos aspectos do setor de transportes de cargas, abordando os desafios da atualidade, perspectivas, gestão, tecnologia, inovação, eficiência energética e sustentabilidade, cenário político-regulatório, entre outros. A empresa Informa Markets Brasil, idealizadora do evento, destaca que o congresso é o ambiente ideal para compartilhamento de inovações e melhores práticas de transporte, sempre com foco na intermodalidade para ampliar a eficiência logística, reduzir custo de frete e melhorar a competitividade do país nas exportações.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, falou da importância do evento para a construção de parcerias e destacou o papel fundamental da Agência na ampliação da intermodalidade dos transportes terrestres no país. “Em parceria com o Ministério dos Transportes, temos o objetivo de estruturar novas concessões, mas também de revisar algumas que já estão em vigor e com dificuldade de avançar nos investimentos e nas melhorias na malha. Nossa meta é trabalhar para diminuir os gargalos logísticos que dificultam a operação de transportes no Brasil”, destacou Vitale.

NT Expo – Negócios nos Trilhos

Ainda em São Paulo, a ANTT participou da abertura da 23º edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal evento de encontro das empresas do setor ferroviário de cargas e passageiros na América Latina, que também ocorre de 28/2 a 2/3. O congresso reúne líderes empresariais, gestores públicos, engenheiros e outros atores do setor ferroviário para debater as pautas que são apontadas como as prioridades para os próximos anos e apresentar as tecnologias, inovações, produtos e serviços para o setor.

Em seu discurso, Rafael Vitale destacou a importância da ampliação das ferrovias para promover maior equilíbrio na matriz de transportes no Brasil. “Avançamos de forma expressiva com as ferrovias nos últimos anos. Realizamos as renovações dos contratos da Rumo, MRS e EFVM, além de importantes concessões como a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). E, agora vamos expandir ainda mais a malha ferroviária, com a chegada do novo instrumento das autorizações e de novas concessões que estão por vir.”Categoria

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT