A Descabornização do Transporte de Cargas marca manhã de sexta edição do Programa Inovação, realizado pelo SINDICAMP

O encontro on-line além de trazer diversas reflexões sobre a tecnologia tecnologia nas empresas de transporte de cargas, contou com a presença de grandes nomes do setor

Na manhã desta sexta-feira (27), aconteceu a sexta edição digital do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial de 2021 com o tema “A Descarbonização do Transporte de Cargas”. O evento marcou mais um sucesso de realização, atingindo mais de 110 visualizações, entre empresários do setor e associados.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), José Alberto Panzan, fez uma breve introdução de boas vindas aos espectadores. “Tenho certeza que o evento de hoje será muito rico de informações para nós mudarmos o nosso mindset e continuarmos avançando e contribuindo para o TRC do Brasil”, pontuou.

Em seguida, Wagner Fonseca, diretor da NETZ e mediador, apresentou os convidados Adcley Souza, DAF Trucks; Alex Nucci, da Scania; Wilson Ragusa, da Volkswagen e o jornalista Fred Carvalho, que discorreram sobre como a o país adota medidas referentes à emissão de gases por meio de veículos pesados.

No mundo todo, há uma enorme dependência da oferta de hidrocarbonetos fósseis, somatizando cerca de 86%. Tal número é expressivo e representa, em grande parte, o setor do transporte rodoviário de cargas, uma vez que o diesel, que é um hidrocarbonetos, é uma das principais fontes energéticas para o segmento.

Além dos muitos insights tidos durante o webinar, os combustíveis alternativos também foram foco da discussão. De acordo com Alex Nucci, “a Scania acredita, sim, que é possível que a gente possa fazer essa transição para um planeta mais sustentável”, comentou.

Durante o webinar, Fred Carvalho expôs alguns dados referentes às emissões de resíduos líquidos por setor e país, evidenciando que, em âmbito geral, o Brasil emite cerca de 13% da emissão é advindo do transporte e, desse valor, cerca de 90% está relacionado ao transporte rodoviário, segundo dados apurados pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

whatsapp image 2021 08 27 at 17.10.28 - Sindicamp

Encerrando o evento, Fred comentou sobre suas perspectivas para o futuro da descarbonização do TRC no Brasil . “A gente tem um caminho forte ainda a seguir, mas os primeiros passos já estamos dando, sejam essas novas tecnologias, seja o que a Scania, Volkswagen – Caminhões e Ônibus, Mercedes; nenhum de vocês está brincando! O que me orgulha é a descoberta que: mais uma vez, nós estamos fazendo história no mundo da tecnologia. O Brasil é competente!”, completa.

Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo da 6ª edição do Programa Inovação e queira conferi-la, clique aqui.