Notícias

Anfavea melhora projeção de emplacamentos de caminhões em 2026, mas reduz estimativas de produção e exportação

Entidade passou a projetar 107 mil caminhões licenciados em 2026, enquanto produção e vendas externas devem ficar abaixo da previsão de junho

A Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revisou as projeções para o mercado de caminhões em 2026, com uma melhora marginal na estimativa de emplacamentos, mas uma piora nas perspectivas para produção e exportações. Os novos números constam da atualização de setembro da entidade, em comparação com as projeções divulgadas em junho.

Para os emplacamentos de caminhões, a Anfavea passou a estimar 107 mil unidades em 2026, ante previsão anterior de 106,7 mil. Com isso, a queda projetada em relação a 2025 foi suavizada de 6% para 5,7%.

A revisão ocorre após um acumulado de 80,9 mil caminhões emplacados de janeiro a setembro de 2026, volume 3,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2025. No ano passado, foram licenciados 113,5 mil caminhões.

Produção e exportação perdem força
A perspectiva para a produção, por outro lado, foi revisada para baixo. A Anfavea agora calcula 115,6 mil caminhões produzidos em 2026, contra 118,2 mil previstos em junho. A nova estimativa representa uma retração de 6,8% sobre 2025, ante queda de 4,8% projetada anteriormente.

Entre janeiro e setembro de 2026, as montadoras produziram 92,3 mil caminhões, queda de 6,4% na comparação anual. Em 2025, a produção chegou a 124,1 mil unidades. A revisão mais significativa ocorreu nas exportações. A Anfavea reduziu de 25,3 mil para 22,5 mil caminhões a previsão para as vendas externas em 2026.

Com isso, a queda projetada em relação ao ano passado passou de 6,2% para 16,6%. De janeiro a setembro de 2026, foram exportados 17 mil caminhões, queda de 21,3% em relação às 21,6 mil unidades embarcadas no mesmo período de 2025. No ano passado, as exportações de caminhões totalizaram 27 mil unidades.

Fonte: Agência Transporte Moderno

Compartilhe: