Mandato será de cinco anos e acontece em momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) viveu, nesta terça-feira (16/9), um de seus momentos marcante e emblemático. Em cerimônia solene realizada no auditório da sede, na capital federal, tomaram posse o novo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, e o novo diretor, Alex Antônio de Azevedo Cruz. O evento, acompanhado por cerca de 500 pessoas, reuniu parlamentares, autoridades do Executivo e do Judiciário, dirigentes de órgãos de controle, representantes do setor produtivo e do setor regulado, além de servidores e colaboradores da Agência, simbolizando a centralidade da instituição no ciclo de investimentos em infraestrutura que projeta transformar a logística do país.
A solenidade contou ainda com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que deu o tom cívico e festivo da ocasião, abrilhantando a solenidade. A mesa de honra foi composta, além dos novos diretores empossados, por nomes de peso, como o senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, representando o ministro Renan Filho; os diretores da ANTT, Felipe Queiroz e Amaral Filho; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, também prestigiou o evento.
A posse marca a consolidação de um processo que se estendeu pelos últimos meses: após sabatina na Comissão de Infraestrutura e aprovação em Plenário, os nomes foram confirmados pelo Senado Federal e, em seguida, nomeados oficialmente pelo Presidente da República. Agora, com a formalização, a diretoria colegiada da Agência está completa e inicia-se um ciclo de cinco anos de mandato em um momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional.
Quem são os novos diretores da ANTT
Mineiro e advogado licenciado, o novo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, já integrava a diretoria colegiada da ANTT desde 2021 e exercia interinamente a direção-geral desde fevereiro deste ano, em decorrência do término do mandato do ex diretor-geral, Rafael Vitale. No discurso de posse, mesclou emoção pessoal e firmeza técnica. “É com muita alegria e senso de responsabilidade que assumo a direção-geral da ANTT. Para mim, este momento simboliza a continuidade de uma trajetória que começou ainda como estagiário e que hoje me permite liderar uma das mais importantes agências do país”, afirmou Guilherme Theo Sampaio, visivelmente emocionado diante do auditório lotado e com a presença da família, esposa e filho Theo.
Em seguida, ressaltou os pilares de sua gestão: um olhar interno, dedicado a valorizar servidores e colaboradores, e um plano externo, centrado na modernização das concessões, na integração logística e na experiência do usuário. Reconhecido pelo perfil técnico, destacou em sua fala a importância de garantir previsibilidade, segurança jurídica e estabilidade regulatória para atrair investimentos privados e transformá-los em resultados concretos para a sociedade. Ele lembrou ainda de avanços recentes da Agência, como “as concessões mais modernas, a solução de contratos estressados e as inovações regulatórias” e destacou o que considera a maior responsabilidade de sua gestão: garantir estabilidade, previsibilidade e segurança regulatória em meio ao ciclo de investimentos privados que já transformam o setor. “As instituições são maiores do que as pessoas, mas são feitas de pessoas. E as pessoas devem ser cuidadas, valorizadas e reconhecidas”, frisou.
Para ele, o Brasil precisa de um ambiente regulatório sólido, que dê segurança a quem investe e confiança a quem utiliza os serviços. “Nossa missão é garantir que cada contrato, cada decisão e cada regulação seja um instrumento de desenvolvimento nacional, sempre com foco no usuário”, reforçou o novo diretor-geral.
Já Alex Azevedo, paraibano de 62 anos, dedicou grande parte do discurso a uma reflexão sobre sua trajetória e a dimensão humana do transporte. Em sua fala, explicou bastante que sua atuação será pautada em humanidade, ética e compromisso regional. Com mais de três décadas de serviço público, destacou o peso simbólico de ver familiares e conterrâneos presentes na cerimônia, marcando um momento de emoção pessoal e profissional. “Cada usuário representa uma vida, uma família que deposita confiança no sistema de transporte regulado pela Agência. Essa responsabilidade é profundamente humana e ética. Assumo este cargo com diálogo, firmeza, sensibilidade e compromisso de buscar soluções que garantam eficiência, integração nacional e competitividade logística ao Brasil”, afirmou o novo diretor.
Ele também fez questão de situar os desafios específicos do Nordeste, destacando a expectativa em torno da Transnordestina, ferrovia que terá em outubro seu primeiro trecho em operação entre Piauí e Ceará. “É uma obra de décadas, que começa a se concretizar. São 680 quilômetros e a ANTT tem papel central em garantir que ela cumpra sua função de integrar a região e abrir novas oportunidades de desenvolvimento. Esse será um dos nossos grandes focos”, completou o novo diretor.
As falas dos demais diretores da ANTT reforçaram o clima de coesão, harmonia, respeito, amizade e expectativa em torno da nova composição da diretoria colegiada, agora completa. O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, destacou a importância de consolidar a Agência não apenas como a principal reguladora do Brasil, mas como referência internacional. “Temos quatro dimensões estratégicas que precisam nos guiar: pessoas, inovação, sustentabilidade e segurança. É assim que vamos projetar a ANTT além das fronteiras, tornando-a modelo no continente. A gestão anterior consolidou a ANTT como melhor agência reguladora do Brasil, mas agora o sarrafo subiu. Se nos mantivermos assim, não teremos feito nada além da nossa obrigação. A missão agora é tornar a ANTT na maior e melhor agência do continente”, afirmou Queiroz.
Já o diretor da ANTT, Amaral Filho, saudou a chegada de Alex e a oficialização de Guilherme Theo Sampaio, enfatizando o valor do olhar humano trazido pelos colegas. “Alex traz consigo um espírito humano e um compromisso claro com o usuário, que se soma ao trabalho técnico já consolidado pela Agência. Isso nos fortalece como colegiado”, disse. “Essa diretoria é comprometida com o interesse público, com valores e princípios. Tenho certeza que será uma gestão de excelência pela dedicação e probidade já comprovados”, completou Amaral.
Presenças de autoridades
O senador Marcos Rogério, que conduziu a sabatina dos novos diretores na Comissão de Infraestrutura, ressaltou a importância da ANTT para o equilíbrio entre Estado e mercado. “A ANTT é uma das instituições mais estratégicas do país. Não estamos falando apenas regulação, mas do futuro da logística nacional e a competitividade do Brasil no cenário global”, afirmou.
O secretário executivo George Santoro, representando o Ministério dos Transportes, destacou a sinergia entre Governo Federal e Agência para viabilizar concessões e parcerias, reconhecendo que a ANTT é uma agência que transcende governos. “Este é um momento de convergência. Governo e ANTT caminham lado a lado para assegurar investimentos históricos e garantir que eles se traduzam em eficiência, qualidade e preços justos ao usuário”, disse.
O presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Vander Costa, reforçou a expectativa do setor produtivo. “A CNT representa quem transporta, quem gera riqueza e quem depende de infraestrutura. Ver uma Agência fortalecida, técnica e comprometida é motivo de confiança para todos nós. Tenho 50 anos de atuação no setor de transporte e nunca vi tantos investimentos”, declarou.
Mais do que uma cerimônia de posse, o evento de posse simbolizou a consolidação da ANTT como protagonista no processo de modernização da infraestrutura brasileira. Responsável por regular e fiscalizar o transporte rodoviário e ferroviário, além dos modais de cargas e passageiros, a Agência atua em um setor vital: dos ônibus interestaduais e internacionais que conectam famílias à malha ferroviária que sustenta o agronegócio e a indústria, cada decisão tomada impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros.
Ao final da solenidade, a nova composição da diretoria se reuniu e passou o recado de continuar a atuação bem-sucedida com ampliação do olhar — técnico, humano, regional e estratégico — sobre o futuro dos transportes no Brasil. Com os novos diretores empossados, a ANTT, agora com a diretoria colegiada completa, reafirma seu compromisso com eficiência, diálogo, inovação e estabilidade regulatória, pilares que devem nortear o maior ciclo de investimentos logísticos da história do país.
Assista, na íntegra, à transmissão da cerimônia de posse dos novos diretores da ANTT
Fonte: ANTT