COMJOVEM realiza visita técnica ao novo simulador de direção do SEST/SENAT

Em atendimento ao Plano de Metas COMJOVEM 2017, o núcleo Campinas realizou uma visita técnica ao SEST/SENAT, para conhecer o simulador de direção que será utilizado para atualização e formação de motoristas profissionais.

A visita teve início às 16:00 h. A equipe do SEST/SENAT nos recebeu na sala do simulador e explicou como é feito o treinamento. Há na sala local para os demais alunos acompanharem a evolução do teste do aluno que está comandando o simulador, com atividades variadas, individuais e em grupo, que abrangem teoria e prática. A visão dos alunos que assistem pode ser mudada para vários ângulos, para uma ideia bem ampla de diferentes pontos mostrando as manobras, o veículo e a via onde transita virtualmente.

A simulação na direção abrange diversas situações possíveis para os motoristas profissionais: manobras variadas (estacionamento, baliza, direção em linha reta, subidas, descidas), tipos diferentes de vias (urbana, rural, asfalto, terra, vias esburacadas), diferentes situações meteorológicas e horários (chuva, neblina, noite), presença de obstáculos como animais ou óleo na pista, assim como diferentes tipos de veículos (caminhões de vários tamanhos, como carretas, trucks, bi-trens, ônibus simples ou articulados para o transporte de passageiros e assim por diante). A visão da cabine é bastante similar à visão dos veículos de transporte de cargas ou de passageiros realmente simulando uma situação real.

Durante o treinamento prático, o equipamento simula todas as situações passíveis de ocorrer no trânsito real, como freadas bruscas, aquaplanagem, colisões, obstáculos, buracos, com a poltrona e a cabine acompanhando o movimento similar ao que ocorre em veículos nessas situações.

Após a conclusão do teste, o equipamento emite um relatório indicando as infrações cometidas, além dos erros e estatísticas observados durante a condução, que serão utilizados no aperfeiçoamento tanto do motorista quanto dos demais alunos.

Uma das coordenadoras da equipe, Dulce, informou aos presentes que as empresas afiliadas ao SINDICAMP não terão custo para o treinamento dos motoristas, devendo fazer a inscrição e agendamento diretamente com o sindicato.

Para participar da COMJOVEM Campinas, entre em contato com o SINDICAMP através do e-mail [email protected] (Idade mínima: 18 anos).

Fonte: ComJovem Campinas.