Notícias

Caminhoneiro_Atend_Medico_Gigio_mai_17_Der_DSC_0262-Copy.jpg

ViaOeste e Instituto CRR alertam motoristas sobre os riscos do diabetes

A concessionária ViaOeste e o Instituto CCR realizam nesta semana um evento que pretende sensibilizar os caminhoneiros sobre o risco de se contrair o diabetes. A açao será na base fixa do Programa Estrada para a Saúde, na Área de Descanso do Caminhoneiro, no Km 57 da Castello Branco (SP-280), sentido capital, e marca o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

De acordo com a empresa, em 2019, mais de dois mil caminhoneiros foram atendidos pelo Programa e realizaram o teste de glicemia. Desse total, 13% apresentou alteração no resultado do teste, com glicemia fora dos padrões adequados. Segundo o Ministério da Saúde, em 10 anos houve um crescimento da doença em 61,8% no Brasil.

A doença
O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Os profissionais que atuam no Programa Estrada para a Saúde irão alertar os motoristas sobre os principais sintomas da doença, como cansaço fácil, muita sede, maior apetite e urina aumentada. No tipo 1 de diabetes, prevalece o emagrecimento da pessoa. Enquanto no tipo 2, há um ganho considerável de peso.

A doença provoca graves efeitos no organismo, como lesões cutâneas, principalmente nos pés, enfraquecimento e queda dos dentes, parada da função renal, perda da visão com grande risco de levar à cegueira, bem como pode ocasionar problemas cardíacos.

Outro ponto importante que será destacado aos caminhoneiros são os fatores de risco que levam à doença, dentre eles o consumo excessivo de doces, carboidratos, refrigerantes, alimentos industrializados, carnes gordurosas, itens derivados da farinha de trigo, além da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Além disso, a obesidade e o sedentarismo também contribuem para os riscos. Diante disso, a prevenção à doença é fundamental, e evitar o consumo dos alimentos  citados, bem como manter uma dieta equilibrada, com frutas, legumes, ovos, peixe, frango e arroz integral é recomendável. É importante realizar exames de glicemia e consultar o médico regularmente. Adotar a prática de atividades físicas é outra forma de combater o diabetes.

Estrada para a Saúde
O Programa “Estrada para a Saúde”, mantido pelas concessionárias do Grupo CCR, oferece a oportunidade do caminhoneiro cuidar do seu bem estar físico e mental gratuitamente. Na base, ele pode realizar: exames de glicemia, colesterol e pressão arterial; acuidade visual; cálculo de IMC; consultas especializadas com enfermeiros; tratamentos odontológicos preventivos; além de usufruir de serviços como corte de cabelo e massagem bioenergética. Os serviços são oferecidos diariamente em um moderno Centro de Atendimento, instalado na Área de Descanso do Caminhoneiro no Km 57 da Castello, sentido capital.

 

Fonte: Estradas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Scroll Up