Vendas de consórcios caem 14% no 1º quadrimestre, segundo Abac

caminhao consorcio - Sindicamp

As vendas de novas cotas de consórcios para adquirir veículos tiveram queda de 14% no primeiro quadrimestre ao totalizar 609,2 mil unidades contra as 708,3 mil cotas vendidas em mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado na quinta-feira, 9, pela Abac, associação que reúne as administradoras do setor. Os números incluem os dados de leves, pesados e motocicletas.

Embora o número de participantes tenha ficado estável, em 6,25 milhões de consorciados no fechamento do período, as contemplações reduziram 2,4%, passando de 449,8 mil no primeiro quadrimestre de 2015 para 439 mil neste ano. O volume de crédito disponível pelo segmento no acumulado ficou 1,6% acima do verificado há um ano, para R$ 11,5 bilhões. Segundo a Abac, a retração nos demais indicadores ainda são reflexo da crise econômica que afeta a decisão de consumidores em fazer sua adesão em compromissos de médio e longo prazo, como os consórcios de veículos.

No segmento de pesados – que inclui caminhões, ônibus, implementos e tratores – o crescimento no número de participantes para 284,3 mil consorciados equivaleu a um aumento de 7,4% sobre os 264,6 mil dos primeiros quatro meses do ano passado. Já o número de contemplações ficou estável em 10,9 mil, bem como o equivalente em créditos concedidos, de R$ 1,52 bilhão, reflexo do crescente volume de adesões ocorrido em anos passados. O tíquete médio para pesados também diminui, 7,2%, para R$ 148,8 mil.

No de leves, que inclui automóveis e comerciais leves, a contração foi de 6,5%. As vendas de novas cotas cairam para 297,3 mil unidades entre janeiro e abril ante as 318 mil de um ano antes. Contudo, o número de participantes ativos cresceu 6,6%, para 3,25 milhões.

Fonte: Automotive Business.