Venda de implementos rodoviários cai quase 40% entre janeiro e abril

Nos primeiros quatro meses de 2015 foram emplacados 38,6% menos implementos rodoviários que no mesmo período do ano passado. O levantamento é da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Segundo a entidade, no segmento pesado, que envolve reboques e semirreboques, a queda foi de 50,7%, com 9,3 mil unidades comercializadas. No primeiro quadrimestre de 2014, foram vendidas 18,9 mil. No setor leve, que contabiliza carrocerias sobre chassis, a variação negativa foi de 31,1%, com 21,1 mil implementos emplacados, contra 30,7 mil do último ano.

A entidade encaminhou ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) pedido para que seja implantado programa de renovação de frota, para retirada de circulação de implementos rodoviários mais antigos e substituição por outros novos, mais modernos e seguros. A proposta é que haja participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento de até 80% do valor do bem. Atualmente, o crédito concedido é de até 70% do custo total.

Apesar da economia estar enfraquecida, o setor estará presente na 20ª Fenatran. A edição deste ano da maior feira do transporte rodoviário de cargas da América Latina ocorrerá de 9 a 13 de novembro, em São Paulo. Pelo menos 40 empresas fabricantes de implementos rodoviários exporão os produtos no evento. Para saber mais, acesse o site http://www.fenatran.com.br/.

Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias