Notícias

Veículos elétricos terão preço de flex em 2025, diz Associação

Na avaliação da International Copper Association (ICA), os preços de aquisição dos veículos elétricos deverão ser equivalentes aos praticados pelos motores flex daqui há sete anos. Isso ocorreria devido à queda no preço das baterias.

Atualmente, no Brasil, os carros elétricos custam a partir de R$ 126 mil, sendo 35% desse custo oriundo da bateria. “Se conseguirem solucionar essa questão da tecnologia da bateria, o cenário atual pode mudar. Por enquanto, ainda existe, no consumidor, uma dúvida muito grande com relação a esse custo”, avalia Alexandre Moana, presidente da Abesco. Ele acrescenta que a popularização dos carros elétricos no Brasil também tem relação com a matriz energética e as evoluções de energias mais limpas como a solar fotovoltaica serão definidoras nesse mercado. “Atualmente é muito melhor, ambientalmente falando, colocar um carro a etanol rodando, porque o combustível gerado é oriundo de fonte renovável. Já um veículo com motor elétrico perde eficiência energética no caminho se sua energia for gerada por meio de uma termoelétrica”, diz.

Carros elétricos no Brasil
Pelos dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), há apenas 450 veículos elétricos no Brasil e mais de 6,4 mil híbridos. Na China, para efeito de comparação, são mais de 1,24 milhão de carros elétricos. No mundo, esse número ultrapassa os 3,1 milhões de unidades, de acordo com o Institute of Economic Affairs (IEA).

Fonte: InfraRoi.

Compartilhe: