Valor bruto da produção agropecuária atinge R$ 421,5 bi em 2013.

Sem%20t%C3%ADtulo - Sindicamp

A projeção do crescimento nas lavouras e na pecuária para 2013 é de 9,6% em relação a 2012. Com isso, o VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) atinge R$ 421,5 bilhões.
Já nas primeiras estimativas para 2014, o VBP está apontado para o crescimento, podendo chegar a R$ 449,87 bilhões, ou seja, 6,7 % a mais que este ano.
Representado por carnes de bovinos, suínos, frangos, leite e ovos, a pecuária apresenta números maiores do que os das lavouras em relação a 2012, e deve faturar R$ 141 bilhões em 2013 (aumento de 10,2%). Já no caso das lavouras, o faturamento previsto é de R$ 280,45 bilhões, crescimento de 9,6% se comparado ao ano passado.
Os produtos em destaque no VBP de 2013 são tomate, com alta de 87,6%, batata-inglesa, com 46,8%, laranja, com 32,7%, soja, 23%, frango, com crescimento real de 22,6%, ovos, 12,9%, leite, 5,5% e suínos, com aumento de 12,0%. Outras culturas como arroz, fumo, mandioca e trigo também vêm apresentando bons resultados durante o ano. Já o algodão, café e uva estão entre os produtos que tiveram queda no VBP.
Para 2014 se espera bons resultados com as culturas de tomate, algodão, batata-inglesa, mandioca, soja e maçã.
Fonte: Transporta Brasil.