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USO DE CELULAR AO VOLANTE AUMENTA EM 400% RISCO DE ACIDENTES

Uma das cenas mais comuns para quem está acostumado a encarar o trânsito diariamente é olhar para os lados e ver motoristas utilizando os celulares com a maior naturalidade enquanto dirigem seus carros. Além de ilegal, o ato é extremamente perigoso. Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito no País, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente.

A explicação está na falta de atenção que o uso do aparelho celular enquanto dirige causa nas pessoas, independentemente do aplicativo escolhido pelo condutor do carro.

O uso atual dos smartphones não está restrito somente a fazer ou receber ligações. Muitos motoristas são flagrados navegando pelas redes sociais ou respondendo a mensagens de WhatsApp enquanto dirigem.

O Detran informa que qualquer que seja a motivação, o uso do celular deveria ser evitado, pois aumenta em cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia da gravidade da questão, esse percentual elevado é comparável ao perigo de dirigir sob o efeito de álcool.

Um estudo realizado pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) revelou que alguns motoristas chegam a ficar entre 4 e 5 segundos sem prestar atenção na via enquanto manuseiam o celular.

Isso equivale, segundo o estudo, a percorrer uma distância de 12 carros populares enfileirados com os olhos completamente fechados — se o condutor estiver trafegando a uma velocidade de 80 km/h.

Responder a uma mensagem no WhatsApp é ainda mais perigoso. Estima-se que o tempo gasto para tal pode variar entre 12 e 23 segundos, o que equivaleria a percorrer uma distância de um campo de futebol com os olhos vendados ou fechados.

“Usar o celular ao volante tira completamente a atenção do motorista. A uma velocidade de 100 km/h, se percorre uma enorme distância em apenas poucos segundos, por isso uma distração pode ser fatal”, o advogado especialista em trânsito Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) à Agência Brasil.

Fonte: Huffpostbrasil.

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