Notícias

Trólebus Volksbus entram em operação na cidade de São Paulo

Dez unidades do trólebus Volksbus modelo 17.280 piso baixo, equipados com motor elétrico traseiro, já começaram a trafegar na zona Leste da cidade de São Paulo. Os veículos estão sendo operados pela Ambiental Transportes.

Segundo a fabricante MAN Latin America, as áreas de Marketing do Produto, Engenharia de Desenvolvimento e Engenharia Elétrica trabalharam durante seis meses para desenvolver o chassi. Além disso, para efetuar o projeto, a montadora contou com as empresas brasileiras Induscar, fabricante das carrocerias Caio, e a Eletra, responsável pela tração elétrica das unidades. São necessários aproximadamente 180 dias para a fabricação de um novo trólebus.

Para a fabricação dos novos trólebus, o motor e a caixa de câmbio são removidos e os chassis Volksbus piso baixo são fornecidos com eixos e relação de diferencial adaptados à operação. Junto com o chassi, um módulo eletrônico que faz a interface com o novo sistema de tração elétrica e chicotes elétricos são entregues aos fornecedores envolvidos na operação.

“Nossa preocupação foi a de desenvolver um chassi que faça a melhor interface com os sistemas utilizados pelos fornecedores envolvidos na operação, além de disponibilizar no mercado de ônibus brasileiro um produto competitivo que atenda às necessidades deste negócio”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Fonte: Transporta Brasil

 

Compartilhe: