Notícias

Trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Palmas (TO) a Anápolis (GO) é inaugurado.

 

Depois de 25 anos de atraso, foi inaugurado nesta quinta-feira (22/5) o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis (GO), a 55 quilômetros de Goiânia (GO).

A presidente da República, Dilma Rousseff, participou da cerimônia e chegou ao local acompanhada por autoridades como o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o ministro dos transportes, César Borges, e o presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, responsável pelas obras, José Lúcio Lima Machado.

O trecho de 855 quilômetros primeiramente funcionará em caráter experimental. A partir do segundo semestre deste ano a linha férrea operará integralmente, pois a empresa responsável ainda não foi definida.

Além disso, pendências como adequações exigidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ainda não foram resolvidas pela estatal Valec.

O projeto total prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Somente o trecho ligando Açailândia, no Maranhão, a Palmas estava operando.

A previsão da Valec é de que todo o percurso seja finalizado em 2015. Segundo a própria Valec, prejuízo com cargas que deixam de ser transportadas, perdas e impostos não arrecadados pode chegar a US$ 12 bilhões por ano.
Fonte: G1.

Compartilhe: