Transporte no Brasil: transformando o improvável

O transporte de cargas é uma das etapas essenciais do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, ou mais conhecido por Logística, de qualquer tipo de empresa que trabalha na produção e distribuição de mercadorias. Com uma boa gestão, o abastecimento adequado de estoques e matérias primas é garantido, no seu devido tempo, assim como a entrega de itens em curtas ou longas distâncias. Estima-se que cerca de 60% do transporte no Brasil é feito através do Transporte Rodoviário de Carga.

Porém, a realidade pode ser mais complexa do que esperamos. Nosso país tem características geográficas peculiares, com grandes distâncias a serem percorridas e diferentes regiões a serem abastecidas. Obras de infraestrutura são fundamentais nesse contexto, assim como a questão da segurança que precisa de muita atenção. Podemos adicionar também a questão de flutuação do diesel, um dos principais custos do setor, a defasagem do frete, e as crises cíclicas que insistem em bater em nossa porta.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil possui uma malha rodoviária de 1.584.402 quilômetros, sendo apenas 220.378 deles pavimentados. O fluxo de caminhões é de 2.414.721 veículos, sendo 507.646 cavalos mecânicos, 995.094 reboques e 742.614 semirreboques. Conhecer as características desse sistema é fundamental para a logística e para uma dimensão completa da atividade.

Com isso, podemos ver que a dedicação das empresas logísticas é essencial para que país continue crescendo, mesmo com a precariedade da infraestrutura. Temos altos investimentos internos e externos, entre mão de obra e maquinário suficientes para a segurança da carga e do colaborador. Temos também, muita tecnologia que vem sendo implementada com bastante afinco, e passivo de resultados positivos. Mesmo com os percalços, transformamos o improvável em ação e combustível para o cumprimento de nossas demandas. O transporte no Brasil é grande e não pode parar, e conta conosco.

Rafaela Cozar

Head de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística