Notícias

Transpetro inicia retirada dos 20 mil litros de diesel encontrados após polícia descobrir esquema de furto em Campinas

A Transpetro, subsidiária da Petrobras no ramo de transporte e logística de combustível, iniciou nesta segunda-feira (20) a retirada dos 20 mil litros de diesel que foram encontrados pela Polícia Civil em uma casa no Jardim Nossa de Lourdes, em Campinas (SP), na noite de sexta-feira. Segundo os investigadores, a suspeita é de que um grupo criminoso atuava há três semanas no local e transferia até 42 mil litros do combustível de um oleoduto para a residência. Ninguém foi preso.

Os policiais chegaram até o imóvel após apreenderem um veículo com 6 mil litros no bairro Icaraí, onde também foi encontrada uma bomba usada para transferência do material. A Transpetro informou que o trabalho deve seguir pelos próximos dias, mas não citou prazo para término.

O esquema
A área externa da residência não levantava suspeitas e, no interior dela, os tanques estavam um cômodo apertado e sem móveis. Na lavanderia, os suspeitos fizeram um buraco de dois metros que leva até um túnel. O oleoduto da Petobras fica localizado a oito metros do local.

A Polícia informou que investigará para onde o combustível era levado e vendido.

Medidas
Segundo a Transpetro, nos primeiros sete meses deste ano foram registrados 181 casos de tentativas e furtos em dutos de todo o país. Desse total, 99 ocorreram no estado de São Paulo.

Em nota, a empresa reforça a importância da denúncia. “A colaboração dos moradores vizinhos aos dutos é muito importante para o entendimento do perigo que todos correm com estes atos criminosos. Eles podem entrar em contato com a companhia por meio do telefone 168. A ligação é grátis e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, diz nota.

Fonte: G1.

Compartilhe: