Tempo seco aumenta fiscalização contra fumaça preta

Os proprietários de veículos diesel devem ficar atentos à manutenção do sistema de injeção. “Por conta da piora da qualidade do ar, provocado pelo clima muito seco deste verão, a Cetesb tem intensificado a fiscalização contra a fumaça preta”, alerta José Palacio, coordenador de serviços automotivos e do programa de melhoria de manutenção de veículos diesel do do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

O caminhoneiro que for autuado com emissão de fumaça preta acima do padrão especificado é multado em 60 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de SP), o que representa atualmente o valor de R$ 1.208,40. Em casos de reincidências, a multa dobra e pode chegar até 480 UFESP no ano.

Além de evitar multas, a manutenção preventiva do sistema de injeção veicular beneficia o motorista. “Motor regulado dura mais, consome menos e polui menos “, afirma Palacio. Segundo o coordenador do IQA, existem diversas oficinas de reparo de sistemas de injeção de combustível de veículos comerciais, porém há um grupo de empresas cadastradas que participam do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD), parceria entre a Cetesb, IQA e os controladores como Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e o Sindimotor (O Sindicato das Empresas de Retifica e Reparação de Motores no Estado de São Paulo).

“São oficinas com serviços padronizados, certificadas pelo IQA onde são avaliadas de acordo com as normas ABNT para a realização de manutenção automotiva, têm os seus equipamentos devidamente verificados e aferidos possuem a especialização nesse ramo e que, também, possuem técnicos aptos a realizar os testes de emissões conforme rege a resolução Conama 418 de 25 de novembro de 2009 e ecreto Nº 54.487 de 26 de junho de 2009”, comenta Palacio.

A lista de oficinas cadastradas no PMMVD está disponível no site do IQA (www.iqa.org.br). Ao todo, são mais de 136 oficinas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Fonte: O Carreteiro