Temer aciona estação do Projeto de Transposição e diz que até setembro água deve chegar ao Ceará

O presidente Michel Temer esteve na manhã desta sexta-feira (3) em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, onde entregou a terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3) do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O acionamento da bomba foi feito pelo presidente e pelo ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua.

“Até o final do ano, Fortaleza, Campina Grande e outras cidades não terão mais falta de água. Nós teremos completado o nosso governo com uma obra que começou há 20 anos atrás (…). Nós precisamos encerrar esse capítulo da transposição, e o que nós estamos fazendo aqui com o Eixo Norte”, disse Temer durante discurso.

A partir do funcionamento dessa estação, as águas do Rio São Francisco vão seguir o trajeto por gravidade através de canais e reservatórios até chegar ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A oferta hídrica deve chegar a mais de 7,1 milhões de habitantes em 223 cidades nesses estados.

A EBI-3 vai bombear o Rio São Francisco a 90 metros de altura, o equivalente a um edifício de 30 andares. A previsão é que a água chegue, em setembro deste ano, ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará. E depois siga para atender a população dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Para chegar à terceira elevatória (EBI-3), em Salgueiro, as águas do São Francisco percorreram 80 quilômetros da etapa 1N, desde a captação do rio em Cabrobó. Ao todo, o trecho 1N possui 140 quilômetros, onde estão distribuídas as três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e 3).

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal acionou EBI-2, situada em Terra Nova , Pernambuco, para o abastecimento de 9,2 mil moradores.

Eixo Norte

Segundo o Ministério da Integração, o projeto é organizado em três metas (1N, 2N e 3N) ao longo de 260 quilômetros de extensão. Além das três estações, o eixo completo possui 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. O Eixo Norte está com 96% das obras finalizadas.

Fonte: G1.