Card2033.png

Sindicamp disponibiliza atendimento psicológico gratuito para funcionários de empresas associadas

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas consequências negativas à sociedade, e a principal delas é a crise de saúde mental. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Covid-19 aproximou o mundo de um desequilíbrio catastrófico, que se intensifica em países como o Brasil, que não possuem um número expressivo de profissionais da saúde para o tratamento devido ao tamanho da população. O médico psiquiatra Eduardo Tancredi, membro da Aliança para Saúde Populacional (ASAP), explica que o Brasil está entre os três países com menor índice de médicos psiquiatras em relação à população. São cinco para cada 100 mil habitantes.

Essa falta de estrutura médica, abala todo o sistema de saúde mental do país. Além da questão da falta de médicos, vale ressaltar que nem todos os brasileiros tem acesso a uma outra categoria de profissionais, que são os psicólogos. Essa ausência de acesso se dá ou por falta de condições financeiras, ou pelo fato do sistema de saúde também estar abarrotado de pacientes precisando de auxilio psicológico. Pensando nisso, o Sindicamp oferece a todos os funcionários de empresas associadas, serviços de atendimento psicológico gratuito. A psicóloga pode realizar até 3 sessões gratuitas com o trabalhador, e caso ele queira continuar após essas sessões, são oferecidas condições diferenciadas de pagamento.

O serviço de atendimento psicológico também pode ser solicitado nos casos em que um motorista sofre acidente, ou até mesmo, quando ele é assaltado, e esse atendimento tem como objetivo verificar se o mesmo encontra-se apto para a realização do seu trabalho.

Os funcionários têm o direito de realizar 3 consultas gratuitas, e caso ele necessite de algum outro tipo de ajuda, o mesmo e a empresa em que ele trabalha serão orientados pela profissional. Esse atendimento é destinado para pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade, transtornos alimentaras, síndrome do pânico, quadros depressivos leves, lutos, perdas, fobias, entre outros.

Para ter acesso a esse serviço, a empresa precisa ser associada ao Sindicamp, e solicitar o agendamento com a Psicóloga Melina Schio através do e-mail [email protected]