Sindicamp aponta cenário de recuperação em webinar sobre perspectivas no pós-pandemia

Na manhã da última sexta (17), aconteceu o primeiro webinar do Programa Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial com o tema “Lições Aprendidas, Perspectivas e Oportunidades no Pós Pandemia”. O evento on-line contou com mais de 100 espectadores, entre empresários e gestores de empresas do setor e relacionadas.

Em sua abertura, o presidente José Alberto Panzan falou sobre o coronavírus, o impacto gerado nas empresas, e a divisão do sistema entre o presencial e o online. O presidente apontou, que a diversidade nas empresas deve aumentar, pois os países que foram liderados por mulheres durante a pandemia tiveram um desenvolvimento melhor economicamente, e que o novo modelo de negócios exige um profissional resiliente.

Em seguida, Wagner Fonseca, Diretor da NETZ; Luciano Cafure, Gerente Executivo de Marketing da VWC&O; Márcio Furlan, Gerente Executivo de Marketing e Comunicação da Scania e Marcos Andrade, Gerente Sênior de Marketing de Produto da Mercedes Benz, discorreram em uma conversa sobre a tecnologia, o cenário atual do mercado e planos de manutenção.

Um dos temas abordados, foi o uso de ferramentas como o zoom e o skype, e o modo como a tecnologia humanizou os processos, além de ser um agente facilitador da comunicação, contribuindo para o aumento da produtividade, e do processo de transformação do transportador. “O digital não vai funcionar sem antes ter uma pessoa por trás da máquina’’, completou Márcio.

Para o cenário de mercado, Marcos apontou uma estabilidade do agronegócio, a queda do diesel, a importância da construção civil e do giro da economia. Já Luciano, vê o momento como de recuperação com cautela, além do aumento no comércio eletrônico, sem esquecer do impacto nos segmentos afetados, tanto de veículos leves, quanto de cargas pesadas. Márcio citou a mineração e a identificação dos nichos como movimentos agregadores.

Sobre o plano de manutenção, foram expostas algumas soluções como o trabalho de profissionalização e o da comunicação em deixar isso claro, além da previsibilidade e conscientização da rede, da importância do caminhão na construção dos modais, e da transformação do transporte.

O último ponto tratado, foi a ligação do cliente com a companhia, o encurtamento da jornada para o cliente e manter a qualidade virtual no mesmo patamar da presencial. ‘’A dinâmica causada pela pandemia não permite que a gente hierarquize a comunicação’’, contou Márcio.

Em suas considerações finais, o presidente agradeceu aos participantes do webinar, e apontou a importância do cenário atual na construção das pessoas e dos sonhos. ‘’Aprendemos a olhar para nós mesmos de novo, […] e voltamos a sonhar’’, completou José Alberto Panzan.