SEST SENAT REALIZA GRANDE AÇÃO NACIONAL PELA SEGURANÇA NAS RODOVIAS

Não é novidade que trafegar pelas rodovias brasileiras é conviver com a insegurança, seja pelo número elevado de acidentes ou pelos roubos de cargas que causam prejuízos bilionários. As estatísticas são bastante preocupantes: a cada dia, 14 pessoas perdem as vidas nas rodovias federais brasileiras, segundo dados do Painel de Acidentes da CNT. Somado a esse prejuízo irreparável, estão os roubos a veículos de cargas, que em 2018 chegaram a mais de 22 mil registros no país e também colocam em risco a vida de muitos motoristas profissionais, de acordo com balanço divulgado pela NTC&Logística.

Atento a esse cenário, o SEST SENAT realiza entre os dias 25 e 29 de novembro, uma grande mobilização nacional para levar informações e orientações aos transportadores sobre os cuidados necessários para garantir mais segurança durante as viagens.

Com o tema “Rode Seguro nas estradas”, as equipes das unidades operacionais de todo o país estarão em mais de 250 pontos estratégicos com grande concentração de caminhoneiros, como empresas, terminais de cargas, postos de abastecimento e de fiscalização para realizar a Campanha Nacional de Redução de Acidentes e Roubo de Cargas. A mobilização conta com o apoio do Ministério da Infraestrutura e de diferentes entidades do setor de transporte de cargas.

“Trabalhar com segurança é fundamental para garantir qualidade no serviço oferecido. Infelizmente, no Brasil, os índices de acidentes são muito elevados e convivemos com o risco do roubo de cargas nas rodovias. Queremos e alertar conscientizar e a necessidade de atuar para mudar esse cenário”, destaca Vander Costa, presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT.

O objetivo da ação é chamar a atenção para a importância de um trânsito mais consciente, com base em cinco pontos principais: a escolha de rotas mais seguras, a fim de preservar a integridade do motorista; a revisão do veículo; o cuidado em não ultrapassar o limite de velocidade da via; ter uma noite de sono de qualidade; e não usar drogas.

Durante as ações, o SEST SENAT ainda vai oferecer orientações nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Em alguns locais, também serão disponibilizadas vacinas para os transportadores. As vans do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes e os veículos do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte também estarão presentes nas ações.

“Rode seguro” – Campanha Nacional de Redução de Acidentes e Roubo de Cargas

Quando: de 25 a 29 de novembro

Onde: Consulte os locais na unidade do SEST SENAT mais próxima ou pelo 0800 728-2891

Fonte: SEST SENAT.