SEST SENAT INAUGURA NOVA UNIDADE EM MARINGÁ

Mais de 270 pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração da nova Unidade Operacional do SEST SENAT em Maringá (PR) na manhã desta terça-feira (28). Debaixo de chuva, diversas autoridades prestigiaram o evento e participaram do descerramento da placa inaugural.

Em seu discurso durante a cerimônia, o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná e da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), coronel Sérgio Maluceli, destacou a ampliação dos serviços oferecidos aos trabalhadores do transporte. “Com essa nova estrutura, o SEST SENAT passa a atender aproximadamente 3.500 profissionais ao mês. Aqui, estão instalados equipamentos de alta tecnologia, como o simulador de direção utilizado nos cursos de qualificação de motoristas profissionais, que têm permitido às empresas do setor a redução de custos operacionais.”

Além do simulador, a unidade de Maringá possui nove salas de aula e dois laboratórios de informática, com capacidade para 25 alunos em cada sala. Também conta com sala para 40 alunos do treinamento de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos) e três salas de atividades práticas da Oficina Pedagógica.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios. Conta, ainda, com um centro de eventos, quadra poliesportiva e palco para atividades de esporte e lazer.

Ganhos efetivos

Com cerca de 450 mil habitantes, Maringá está localizada em um entroncamento de importantes rodovias que fazem a ligação das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. As rodovias que cortam o Estado são importantes para o escamento de grande parte da produção agrícola do país. Mais de 60% do arroz, do milho e da soja produzidos no Paraná chegam ao Porto de Paranaguá por meio do transporte rodoviário.

“Eu tenho absoluta certeza que esta região e o Paraná, como um todo, contarão com um desenvolvimento ainda maior a partir da implantação dessa nova estrutura”, afirmou o vice-governador do Estado, Darci Piana. Na avaliação dele, além da qualificação profissional, os serviços prestados pelas Unidades possibilitam melhores condições de saúde aos trabalhadores, o que reduz os gastos com saúde pública. “E no caso do SEST SENAT, isso ainda vai além, devido ao trabalho de segurança no trânsito que é desenvolvido”, complementou.

Já o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse que a nova Unidade Operacional é um presente que a cidade ganha em seus 72 anos. “A estrutura tem padrão de primeiro mundo, com os equipamentos prontos para serem utilizados. É um avanço muito grande para o setor. Ficamos honrados com esse presente que a cidade recebe hoje”.

Entre os transportadores, a expectativa de poder contar ainda mais com os serviços do SEST SENAT vem acompanhada de grande otimismo para a retomada do crescimento do setor. “Enfrentamos dificuldade para encontrar motoristas qualificados. O SEST SENAT é nosso grande aliado na solução desse problema. Os cursos, principalmente de direção segura e econômica e de transporte de produtos perigosos, garantem mais qualidade para os nossos serviços e nos coloca em destaque perante os clientes”, afirma Carlos Antônia da Silva Vieria, Transportadota Meztra LTDA, que realiza transporte de combustíveis.

Para Luiz Lorenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar – cooperativa agroindustrial com 13 mil associados, que atuam com a produção de soja, milho, trigo, café e laranja – o trabalho que a instituição realiza gera resultados positivos para as empresas. “Com certeza iremos utilizar ainda mais o SEST SENAT com toda essa estrutura montada aqui. Os treinamentos oferecidos garantem mais segurança nas nossas operações e melhoram a produtividade das empresas, já que oferecem melhores condições de vida e de desempenho dos motoristas, contribuindo para a redução de custos no setor.”

O evento contou também com as presenças do deputado federal e ex-ministro da saúde, Ricardo Barros; da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti; do presidente do Setcamar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Maringá, Afonso Shiozak; e do diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira.

Expansão

A inauguração da Unidade de Maringá integra o plano de expansão do SEST SENAT em todo o Brasil. Desde 2017, outras 13 unidades já foram inauguradas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO) e Guarujá (SP).

Desde 1993, o SEST SENAT já realizou mais de 129 milhões de atendimentos. A instituição é referência em desenvolvimento profissional e na prestação de assistência à saúde dos trabalhadores do transporte e dos seus familiares. Os atendimentos são 100% gratuitos para profissionais do transporte contribuintes e seus dependentes.

Fonte: CNT.