Semana Santa registra o menor índice de mortes em rodovias federais desde 2007.

O número de acidentes fatais em BRs registrou queda de 31% no último feriado da Semana Santa. Esse é o menor índice registrado desde 2007. Os dados foram divulgados, nessa terça-feira (7), pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A Operação Semana Santa 2015, realizada todos os anos pela corporação, teve início no último dia 2 e se estendeu até o dia 6 de abril. De acordo com a PRF, a operação foi caracterizada por ações educativas e de policiamento focadas na prevenção de condutas de risco.

Dados preliminares também apontaram uma redução de 63% no índice de acidentes graves – aqueles que envolvem pessoas seriamente feridas ou mortas -, se comparados com a Operação Semana Santa realizada no ano passado.

Em números absolutos, foram registrados 2.323 acidentes que deixaram 1.441 pessoas feriadas, além de 103 óbitos.

Fiscalização

Nos cinco dias da operação, foram fiscalizados mais de 168 mil veículos e 183.209 pessoas. O teste do bafômetro foi realizado em 59.007 motoristas e 1.151 foram impedidos de dirigir por estarem dirigindo sob efeito de álcool. Destes, 255 foram presos.

Cinco meses após o aumento da penalidade por ultrapassagens indevidas, 7.560 condutores foram flagrados fazendo esse tipo de manobra. Conforme a PRF, as ultrapassagens em locais proibidos são as principais responsáveis por colisões frontais.

Transitar acima da velocidade permitida foi registrada em 79.247 veículos. O maior número de flagrantes foi apontado no estado de São Paulo, seguido pelo Paraná e Minas Gerais.

Thays Puzzi

Fonte: Agência CNT de Notícias.