SEM PARAR E CONECTCAR PERDEM EXCLUSIVIDADE EM CANCELA DE ESTACIONAMENTO

SÃO PAULO – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) definiu uma medida preventiva para que as empresas de pedágio eletrônico Sem Parar e ConectCar interrompam os acordos de exclusividade que possuem com estacionamentos.

A estratégia de exclusividade nas cancelas tem sido utilizada para aumentar a escala da operação das empresas. A Sem Parar, por exemplo, firmou um acordo do tipo em 2018 com cerca de mil estacionamentos da Estapar.

Segundo um dos argumentos do Cade, um compromisso estabelecido pela Sem Parar e pela ConectCar em 2015 foi descumprido.

Pedágio na rodovia Régis Bittencourt – Bruno Santos – 21.abr.17/Folhapress

Na época, ambas defendiam que, se pudessem compartilhar infraestrutura entre si nos estabelecimentos e cobrassem pelo uso do equipamento por terceiros, novos concorrentes também seriam atraídos.

Para as duas empresas, que já são de grande porte, a prática reduziria a necessidade de investimento em antenas e sensores.

O recurso no Cade foi movido pela Veloe, do grupo Elo, concorrente das duas. A Sem Parar diz que não comenta processos em andamento, mas que opera dentro da regulamentação do mercado. A coluna não conseguiu contato com a ConectCar.

Leia a coluna completa aqui.

FONTE: FOLHA UOL.