Scania escolhe brasileiro para ser diretor-geral no México.

A Scania, uma das principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos, nomeou Enrique Enrich como novo diretor-geral para comandar a operação comercial do México.

Economista pela USP com MBA pelo Fundo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Enrich iniciou a carreira na Scania, em 1997, no Departamento de Vendas de Caminhões do Brasil. Passou por áreas como Inteligência de Mercado, Análise de Custos de Contratos, Marketing e Vendas, no Brasil e na Suécia. No Uruguai, esteve à frente do distribuidor Duran. E desde 2010 atuava como diretor-geral da Scania na Colômbia, onde foi responsável pela abertura da unidade de negócio da empresa no país.

Sob a gestão de Enrich, antecipando as projeções, a Scania alcançou resultados financeiros positivos já no quarto ano de operações na Colômbia. A empresa sueca ganhou destacada presença no mercado local ao fornecer todos os caminhões para a maior obra de infraestrutura em construção no país, a hidrelétrica de Ituango. Nos últimos quatro anos, a empresa conquistou 45% de market share no segmento de ônibus rodoviários e mais de 20% na categoria de urbanos.

No novo desafio da carreira, o executivo brasileiro assume a Scania no México, país onde a empresa também tem forte presença no segmento de ônibus rodoviários – com mais de 50% de participação de mercado –, e no qual recentemente iniciou atividades no segmento de ônibus urbanos.

Fonte: Scania.