
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, firmou, na última sexta-feira (7), uma parceria com a Caixa Econômica Federal para investimentos em obras de melhoria na entrada da cidade, que há anos sofre com congestionamentos.
Segundo a administração municipal, o valor de R$ 21,5 milhões foi financiado para a contrapartida de 7,41% do município dentro dos R$ 291 milhões destinados às obras na região, que vêm sendo realizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 Mobilidade Médias Cidades, do Governo Federal. O valor deve ser liberado em até 180 dias e quitado em 120 meses, com 96 meses de amortização. O juro será de 3,4% ao ano.
Ainda de acordo com a prefeitura, os recursos referem-se à primeira fase da remodelação, que inclui corredores de ônibus, substituição de luminárias, uma ponte entre os bairros Chico de Paula e São Manoel e um viaduto sobre a Via Anchieta. Outras estruturas, como novos pontos de ônibus, pavimentação de vias e remodelação de calçadas também estão previstas.
Segundo a administração municipal, o objetivo da intervenção é dar fim aos congestionamentos nas áreas urbana, rodoviária e de acesso ao Porto de Santos, incluindo a eliminação de semáforos, que deve proporcionar maior fluidez ao trânsito da região. Atualmente, os trabalhos são realizados nas avenidas Getúlio Vargas e Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: G1.