Notícias

Santos Brasil implanta Sistema de Agendamento Ferroviário em Tecon paulista.

 

A Santos Brasil implantou o SAF (Sistema de Agendamento Ferroviário) no Tecon Santos, que permite que clientes agendem, por meio do site da Companhia, cargas e descargas de contêineres para este modal, que é uma das apostas da empresa no futuro.

Com a novidade, a Santos Brasil prevê um aumento de produtividade de dez para 22 contêineres movimentados por hora na operação de vagões no terminal, aumentando em 120% a performance das operações de ferrovia.

“Com a implantação do sistema, as operações neste modal tornaram-se mais ágeis e eficazes, principalmente porque passamos a usar coletores de dados nos ramais ferroviários. Estes equipamentos reconhecem as informações dos contêineres e as enviam automaticamente para o SAF, permitindo a liberação dos trens de maneira mais rápida. O novo sistema vai beneficiar diretamente os operadores logísticos, exportadores e importadores, de uma maneira geral”, diz Ricardo Molitzas, diretor de operações portuárias e logísticas da Santos Brasil.

O SAF está integrado à operação de novas máquinas do tipo RTG (sigla em inglês para Rubber Tyres Gantry), que possibilitam a pesagem de contêineres nos próprios ramais ferroviários, sem a necessidade de utilizar balanças em outros pontos do terminal. Tudo para aumentar o desempenho e produtividade neste modal.

Fonte: Transporta Brasil.

 

Compartilhe: