Roubo de cargas cresce 49% no 1º semestre na região de Ribeirão Preto

O roubo de cargas aumentou 49% no primeiro semestre desse ano na região de Ribeirão Preto (SP), em comparação com o período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP). Entre janeiro e junho foram registradas 94 ocorrências desse tipo, contra 63 em 2014.

Desse total, 21% dos casos ocorreram em Ribeirão Preto (SP) – foram 20 roubos de cargas nesse período na cidade. O crime mais recente ocorreu na noite desta segunda-feira (27), quando o motorista e o ajudante foram rendidos por três homens armados na Avenida Costa e Silva, zona norte da cidade.

Ambos foram colocados em um veículo e abandonados em Sertãozinho (SP). O caminhão foi localizado horas depois, na madrugada desta terça-feira (28), na Rodovia Deputado Cunha Bueno (SP-253), em Pradópolis (SP). A carga – 101 caixas de produtos de higiene pessoal – também acabou sendo recuperada em um sítio às margens do Rio da Onça, em Barrinha (SP).

“Possivelmente, podem ter desconfiado do sistema de rastreamento e tentaram separar a carga do veículo. Porém, como o sistema indica onde e por quanto tempo o caminhão ficou parado, acabou sobrando esse rastro e foi possível localizar a carga, além do veículo”, explicou o delegado Rodrigo Pimentel Bortoletto.

Ainda de acordo com o delegado, os três suspeitos que renderam o caminhoneiro e o ajudante não foram identificados, mas a polícia não descarta a hipótese de que o grupo que executou o crime seja maior. “O fato de a carga ter sido colocada nesse sítio indica a participação de alguém que tenha relação com esse imóvel, seja proprietário, ou locatário”, disse.

Falta segurança

Ainda na madrugada desta terça-feira, outro caminhoneiro foi rendido por homens armados na Estrada Vicinal José Jorge Diniz Junqueira, em Morro Agudo (SP). O motorista foi levado dentro de um carro e abandonado em um canavial cerca de duas horas depois. O caminhão foi recuperado, mas o trio fugiu com 36 pneus, retrovisores, duas baterias, o celular da vítima e R$ 780. Ninguém foi preso.

2907 03 1 - Sindicamp

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Ribeirão Preto (Sindetrans), Ivanildo Clemente Ribeiro, a principal dificuldade em combater esse tipo de crime é prender os receptadores, que são os responsáveis por planejar e encomendar as cargas, geralmente produtos fáceis de serem comercializados.

Ainda de acordo com Ribeiro, só no ano passado o roubo de cargas causou um prejuízo de R$ 2,2 bilhões a transportadoras de todo o país. “Se não houver um grande investimento em segurança, não tem como trabalhar. Todo tipo de segurança: rastreamento, monitoramento, muitas vezes escolta armada”, explica.

Ribeiro afirma, porém, que todo esse aparato acaba encarecendo o preço cobrado por caminhoneiros e transportadoras em até 30%, valor que é aplicado sobre os produtos. “Acaba sobrando para o consumidor final, para a transportadora, para o embarcador, muitas vezes. Todo mundo paga”, conclui.

Segurança
Em nota, a SSP/SP informou que nove casos de roubo de carga foram esclarecidos pela Polícia Civil em Ribeirão Preto desde janeiro.

Ainda de acordo a Secretaria, o Estado tem adotado medidas para combater esse tipo de crime, como a criação de um “Grupo de Trabalho sobre Prevenção e Repressão ao Roubo de Carga”, a investigação de sites que vendem produtos sem nota fiscal e um projeto de lei enviado ao Congresso para equiparar a pena de receptação à de roubo.

Fonte: G1 Ribeirão e Franca