Rodovias: região tem 3 de 25 principais gargalos do Sudeste

O gargalo tem carimbo oficial. O sofrimento que os motoristas da região sentem quando trafegam pela Via Dutra é confirmado em dados oficiais divulgados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Três pontos da rodovia, situados na RMVale, estão entre os 25 piores gargalos das principais estradas da região sudeste do país no quesito transporte de carga.

O trecho de Jacareí lidera esse ranking, operando com o dobro da capacidade durante os horários de pico.

A previsão da CNI (Confederação Nacional da Indústria), responsável pelo estudo, é que até 2020 o trecho opere ainda mais sobrecarregado, com o triplo do suportado no trecho urbano.

Esse levantamento, somado a outros do governo federal, serviu de base para a audiência promovida pela ANTT na manhã da última quinta-feira, em São Paulo.

O objetivo foi colher sugestões para a inclusão de novos investimentos no contrato de concessão da NovaDutra, firmado com a CCR.

CRÍTICO/ A situação é igualmente preocupante em outros dois pontos da Dutra. A divisa entre São José e Jacareí, terceira área mais crítica entre as rodovias do sudeste, em relação ao transporte de cargas, já está com 74% a mais que sua capacidade máxima. Isso acontece nos horários de pico. Já no trecho entre São José e Lorena, o índice chega a 45%.

Outra forma de avaliar a rodovia são pesquisas de satisfação. A PSU (Pesquisa de Satisfação do Usuário), da ANTT, aponta que a maioria dos motoristas considera caro o valor pago nas praças de pedágio. No trecho entre Taubaté e São Paulo, só 36% concordaram com o valor da taxa. O menor índice foi registrado em Barra Mansa, onde 23% aprovam o valor.

Dutra leva 50% do PIB do Brasil

A Via Dutra, que completou 65 anos de existência em janeiro deste ano, é corredor para transporte de cerca de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Hoje, cerca de 23 milhões de pessoas, em 36 municípios, habitam seu entorno, que tem 402 quilômetros de extensão.

Desde 1º de março de 1996, a CCR NovaDutra comanda a principal rodovia do país.

O contrato, entretanto, termina em 2021. Mas a ANTT deve prorrogá-lo.

Após a concessão, a estrada foi renovada e conta com equipes de socorro médico e mecânico 24 horas.

Ainda dispõe de monitoramento, atendimento telefônico gratuito, 804 telefones de emergência ao longo da rodovia, serviço de transmissão em FM que divulga informações das condições de tráfego aos usuários da rodovia.

VERBA/ “Em 20 anos de concessão, foram investidos mais de R$ 13 bilhões em recursos. Os recursos foram e continuam sendo aplicados em melhorias operacionais, modernização e conservação da Dutra. Importante ressaltar que estamos no caminho certo”, disse em janeiro o diretor-presidente da CCR, Ascendino Mendes.

Fonte: Gazeta de Taubaté.