Rodovias federais terão sinal 4G gratuito até junho de 2022

Empresa vencedora já pode iniciar os serviços, que estarão disponíveis em 36 mil km de estradas. Investimentos de R$ 3,5 bilhões vão atender a 625 cidades brasileiras

Uma reivindicação antiga dos usuários de rodovias federais começou a ser atendida nessa terça-feira (7) com a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras das faixas do leilão do 5G, ocorrido no mês passado, para exploração do uso de radiofrequências.

Segundo o Ministério da Infraestrutura (MInfra), com a assinatura dos termos, a empresa Winity II pode dar início à aplicação dos R$ 3,5 bilhões de investimentos em tecnologia 4G, que estão previstos para serem usados em 36 mil quilômetros de rodovias federais e em 625 localidades. Devem ser priorizadas as BR-163, BR-364, BR-242, BR-135, BR-101 e BR-116. A data da entrada em operação está prevista para junho de 2022.

“O leilão do 5G foi o dia mais importante para o futuro das telecomunicações do Brasil. Em trabalho em parceria com o Ministério das Comunicações, elencamos rodovias importantes para a nossa logística serem contempladas com o sinal de 4G”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Pesquisa

Os trechos das BRs que receberão o 4G foram escolhidos a partir de um cruzamento de dados de disponibilidade de sinal nas estradas com o apontamento de usuários feitos na pesquisa Fala Cidadão, do MInfra.

Além de sinal de internet, também haverá ampliação do sinal de telefonia celular, mais uma carência de infraestrutura de telecomunicações apontada por usuários da infraestrutura de transportes rodoviários. Alguns aeroportos também serão beneficiados com a implantação da rede de internet.

Inovação

Em abril, entrou em vigor o Programa de Modernização de Rodovias Federais, o inov@BR, que tem como objetivo modernizar as principais rodovias federais com foco em segurança viária, fluidez e tecnologia.

Com o programa, será possível promover mais segurança e eficiência logística pelos investimentos realizados em novas sinalizações, em monitoramento das vias, na conectividade, na implantação do free flow, além de aprimorar a pesagem veicular e a integração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Fonte: Estradas