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Rodoanel Norte conclui mais um trecho e obras seguem cronograma

 

O governador Geraldo Alckmin fez nesta quarta-feira (17) visita técnica ao Lote 2 das obras do Rodoanel Norte, no Jardim Peri, em São Paulo, onde acionou a detonação que permitiu o encontro das escavações em sentidos Leste e Oeste do Túnel 202, compondo assim sua extensão definitiva de 701 metros na pista externa.

“Estamos com 4.800 trabalhadores nos seis lotes da asa norte do Rodoanel, que começa na Dutra, passa pelo Aeroporto de Cumbica e Fernão Dias e integra com a Bandeirantes. A obra está com 53,4% já executada”, disse Alckmin ao ressaltar que o Rodoanel Norte vai tirar 18 mil caminhões das marginais de São Paulo (Tietê e Pinheiros), reduzir o custo do transporte para Cumbica e Porto de Santos, além de reduzir de 6% a 8% a emissão de gases do efeito estufa.

O Túnel 202 é um dos sete túneis duplos do Rodoanel Norte, que somam 6,1 quilômetros em cada sentido. O traçado também terá 114 OAEs (Obras de Arte Especiais – pontes/viadutos), totalizando 12,68 quilômetros. O investimento total é de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Tesouro Paulista, R$ 2,1 bilhões de financiamento do Estado junto ao BID e R$ 2,05 bilhões de convênio com o Governo Federal.

Sobre o Rodoanel Norte

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Começa na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O Rodoanel é uma rodovia “classe zero” (de alto padrão técnico e controle total de acesso) que circunda toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O trecho Norte, em especial, terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.

Com sua construção, o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e realocado no entorno da RMSP, melhorando o fluxo nas marginais e, consequentemente, o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê. A abertura ao tráfego está prevista para começar no segundo semestre de 2017.

Fonte: Transporta Brasil.

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