Notícias

Rios da região têm queda na vazão no início do período de estiagem

 

O outono começou há um mês e os rios da região de Campinas (SP) já sentem os efeitos da estiagem. Atibaia, Piracicaba e Jaguari registraram queda no volume. Para especialista, situação representa um sinal de alerta e exige medidas para economizar água.

Nesta segunda-feira (18), a vazão do rio Atibaia era de 12,7 metros cúbicos por segundo. Mas, no dia 11 de março ela estava em 174 m³/s, o maior número dos últimos 16 anos.  No período, o distrito de Sousas, em Campinas, ficou debaixo d’água. Setenta famílias tiveram que deixar as casas.

A dona de casa Júlio Espírito Santo teve a casa invadida pela água. Ela precisou ficar oito dias num abrigo esperando o volume baixar. “Fiquei sem nada. Quando baixou a água a gente voltou pra casa”, lembra.

Mais queda

Outros rios da região também registraram queda na vazão. O Piracicaba chegou a 364,6 m³/s durante a cheia e nesta segunda o número era de 66,14 m³. Já o Jaguari que chegou a 141,64 m³ está atualmente com 17,21 m³.

Para o secretário executivo do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Francisco Lahóz, esses números representam um sinal de alerta e um indicativo da necessidade de adotar práticas de economia de água.

“Se nós utilizarmos mais água que necessitamos e se não ocorrerem chuvas até setembro, sim existe a chance de termos que utilizar o volume morto.

Já utilizamos e sobrevivemos, mas o ideal seria não utilizar para que 2017 apresentasse um panorama mais favorável. […] E medidas que garantam o uso suficiente da água”, finaliza.

Fonte: G1 Campinas.

Compartilhe: