Rio tem 3º pior trânsito do mundo, diz estudo; SP fica em 7º lugar.

Motoristas perderam 48 minutos para cada hora dirigida no horário de pico de São Paulo durante o segundo trimestre deste ano. Mas no Rio de Janeiro a situação é pior. O tempo desperdiçado foi de 1h06min, segundo um relatório da TomTom, empresa holandesa de tecnologia de transporte, liberado na semana passada e divulgado no Brasil na manhã de ontem.
O estudo, que inclui 169 cidades do mundo, Rio e São Paulo são as únicas representantes brasileiras, classifica a capital fluminense como a terceira mais congestionada do mundo, atrás de Moscou e Istambul. São Paulo é a sétima pior.
Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitam ceder informações de localização –de maneira anônima, garante a companhia. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo (veja os relatórios em bit.ly/relatom ).
A empresa não divulga o número de aparelhos que foram usados para o estudo, mas libera que 1,1 bilhão de “corridas” compuseram os dados relacionados à capital paulista e 200 milhões os do Rio de Janeiro.
A base são as “principais vias” de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7h e as 11h e entre as 18h e as 22h) e horários de trânsito livre.
O dia de pior trânsito no período nas cidades foram duas sextas-feiras: 14 de junho em São Paulo, auge da onda de manifestações, e 17 de maio no Rio, dia de fortes chuvas na cidade.
Levando em consideração apenas o continente americano, o Rio é considerado o município mais congestionado, e é seguido pela capital paulista. Nesse escopo entram 54 cidades dos EUA e cinco do Canadá.
A geografia da capital fluminense condena seus motoristas, segundo a TomTom. “A questão é física: no Rio não há como escapar de algumas poucas vias, já que de um lado há montanha, e do outro o mar”, diz Marcelo Fernandes, gerente de conteúdo para a América Latina.
Ele diz que outras metrópoles brasileiras serão incluídas no estudo do terceiro trimestre, que deve ser divulgado em dois meses, mas que nenhuma outra cidade deve ter congestionamento pior que o Rio ou que São Paulo.
Segundo dados de 2012 do IBGE, o paulistano gasta em média 46 minutos para ir ao trabalho, enquanto o carioca gasta 47 minutos. Em seguida estão Salvador (40 min), Belo Horizonte (36,7 min), Brasília (35,3 min), Curitiba (32,5 min), Fortaleza (31,6 min) e Porto Alegre (30 min).
Fonte: Boa Informação.